A estação mais fria do ano, o inverno, é também a preferida dos amantes da boa culinária e das caminhadas ao ar livre. As baixas temperaturas, aliadas ao clima seco, oferecem as condições ideais para quem gosta de curtir esses prazeres ao máximo. Em Nova Friburgo não faltam opções de roteiros gastronômicos e de áreas verdes para quem busca diversão nesta época, ideal para saborear pratos quentes e se divertir ao ar livre.
Uma das delícias mais consumidas nestes dias frios é a fondue. De queijo, carne ou chocolate, o prato típico suíço é preparado à mesa, com participação das pessoas que dele vão se servir. Na cidade, devido à colonização suíça, existem diversos restaurantes que servem o prato e até promovem festivais de fondue neste período. Ideal para ser saboreado devagarinho, junto a um bom vinho, alguns gourmets classificam o prato como uma iguaria coletiva de celebração. Isso porque sua preparação obedece a um ritual da culinária, o que é um convite para uma reunião de amigos.
As baixas temperaturas também combinam com queijos e vinhos que costumam ser tema de festivais em clubes, hotéis e restaurantes da cidade nesta época além de inspirar festas de aniversário, reuniões entre amigos e recepções.
Roteiro da natureza
Os dias frios são ideais para quem gosta de apreciar a natureza e as áreas verdes que a cidade oferece. A pouca incidência de chuvas e as temperaturas amenas são perfeitas para as caminhadas. Entre os locais mais indicados estão o Parque das Furnas, onde se localiza o Cão Sentado; o Parque Estadual dos Três Picos, em Salinas; o Pico do Caledônia e o Nova Friburgo Country Clube.
Os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra também são excelentes opções para quem quer fazer um aprazível e bucólico passeio. Já quem gosta de pedalar uma boa dica é a antiga estrada de ferro Leopoldina e a Via Expressa.
Deixe o seu comentário