Inverno em Nova Friburgo

quinta-feira, 06 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A estação mais fria do ano, o inverno, costuma ser associada a dias nublados e sem o colorido da natureza. É comum a ideia de que nesta época a paisagem é caracterizada por árvores repletas de folhas e galhos secos - o que realmente ocorre nos países do hemisfério norte. No Brasil, entretanto, a estação também tem o seu colorido especial devido à variedade de plantas que florescem nesta época.

Nas regiões serranas como Nova Friburgo, uma das espécies mais comuns é a cerejeira, que está embelezando vários pontos da cidade como a Via Expressa. A árvore, que floresce apenas uma vez por ano, é um dos principais símbolos da colonização japonesa no município. Tanto que é tema de uma festa anual promovida pela colônia no mês de julho. Suas delicadas flores cor-de-rosa são espetáculos à parte para os amantes da natureza.

Outras espécies que vêm colorindo a paisagem urbana neste inverno são as bouganvilles, hibiscos, quaresmeiras e bicos de papagaio. Basta dar uma volta pela cidade para comprovar que o inverno também traz colorido à paisagem urbana. A exuberância da natureza pode ser vista não só nas áreas públicas como praças e calçadas como também em espaços particulares como jardineiras de apartamentos e muros de residências. Confira registros de alguns locais que, mesmo com as baixas temperaturas, estão repletos de flores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade