Inverno chega com temperaturas mais amenas

Mínimas desta semana não devem ser inferiores a 10 graus
segunda-feira, 20 de junho de 2016
por Karine Knust
Inverno chega com temperaturas mais amenas

Nos últimos dias, o assunto que tomou conta das ruas de Nova Friburgo foi o frio congelante, que fez com que as temperaturas despencassem drasticamente em pleno outono. Na semana passada, os termômetros registraram zero grau em pleno centro da cidade e há quem garanta que na zona rural e nas montanhas mais altas a temperatura registrada foi negativa em diversas ocasiões. Teve até gelo ao amanhecer. 

Nos dias de frio intenso foi difícil encontrar quem não tivesse escutado, uma vez sequer, a famosa frase “Se está assim agora, imagina no inverno...”. Pois bem, a estação mais fria do ano chegou, oficialmente, nesta segunda-feira, 20, às 19h34, e veio prometendo fazer jus às suas características. O que pode surpreender a muitos, entretanto, é que os dias não estarão tão próximos de zero grau como era de se esperar. Pelo menos, é o que mostram as previsões meteorológicas. 

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a próxima sexta-feira, 24, as temperaturas mínimas não serão inferiores aos 11 graus e as máximas podem chegar aos 18 graus. Já de acordo com o site Climatempo, as temperaturas devem oscilar entre 10 e 25 graus até o próximo dia 30. 

Para os friburguenses, isso pode significar clima bastante ameno, se comparado ao da última semana. O frio congelante que atingiu diversas regiões do país foi provocado por uma intensa massa de ar polar. Com a baixa temperatura, em alguns bairros da cidade e localidades rurais teve até  geada. Para suportar tanto frio foi preciso muito agasalho. Até o comportamento urbano sofreu alterações devido à onda gelada. À noite, as ruas ficaram desertas mais cedo. 

Características do inverno 

O inverno no Hemisfério Sul começa quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam. A palavra vem do latim: sol e sistere (que não se move). 

Na astronomia, o evento marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador. Apesar de até o fim deste mês as previsões estarem um pouco mais altas e estáveis, é importante lembrar que o inverno está só começando. Por isso, se prevenir contra o frio nunca é demais. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: inverno
Publicidade