Inventário Florestal do Rio de Janeiro começa em setembro

quinta-feira, 29 de agosto de 2013
por Jornal A Voz da Serra

O governo do estado, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas da Secretaria estadual do Ambiente (SEA), em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente, inicia em setembro o Inventário Florestal Nacional no Rio de Janeiro (IFN/RJ), que tem como objetivo avaliar a situação da Mata Atlântica e de seus ecossistemas associados no estado, como, por exemplo, as restingas e os manguezais, e consolidar uma ferramenta de monitoramento da cobertura florestal. O Inventário Florestal inclui o levantamento da saúde e vitalidade das florestas e das espécies vegetais de determinadas áreas — através de coletas de materiais botânicos e mediações dos indivíduos arbóreos.

Ao todo, 283 pontos do Rio de Janeiro serão visitados, principalmente as regiões de manguezais, restingas e demais formações florestais. Também serão coletados materiais botânicos (folhas, frutos e flores) e amostras de solo.

Os 15 engenheiros florestais, biólogos e técnicos das equipes do IFN/RJ percorrerão os 43.700 km² do estado do Rio de Janeiro para realizar um trabalho de campo que deve durar cerca de oito meses, levantando informações sobre a vegetação nativa, usos da terra, altura e diâmetro de árvores, presença de epífitas (plantas que vivem sobre as árvores, como orquídeas e bromélias) e quantidade de serrapilheira (matéria orgânica sobre o solo). Além disso, farão levantamento socioambiental com moradores e proprietários rurais para identificar como estes utilizam as florestas e seus mais variados recursos. 

O IFN será repetido em todo o Brasil a cada cinco anos, o que permitirá o monitoramento contínuo das florestas.   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade