Henrique Amorim
Mulher que faz e empreende merece ser reconhecida. E para elas, a Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (FFSD) vai oferecer no próximo dia 29 de junho o prêmio Mulher Empreendedora 2011, um troféu estilizado que será entregue a 12 mulheres de destaque e, claro, empreendedoras, em noite de festa no teatro Irmã Sania Cosmelli, da faculdade. As vencedoras também ganharão um jantar no restaurante Gourmet Brasil e uma checagem mecânica de automóvel grátis na Clicar Hightec. As candidatas ao prêmio já podem se inscrever no site www.premiomulherempreendedora.com.br e concorrer nas categorias gestão, tecnologia, educação, gastronomia, moda, agronegócios, engenharia e arquitetura, comércio, responsabilidade sócioambiental, saúde e beleza, cultura e arte e comunicação. No ano passado concorreram candidatas somente nas categorias tecnologia, gestão e educação.
Uma comissão organizadora escolherá três candidatas de cada categoria, cujo perfil e currículo estarão disponíveis para análise e votação dos internautas dos dias 6 de maio a 10 de junho. A comissão, inclusive, irá checar todas as informações passadas pelas candidatas e conferir os empreendimentos desenvolvidos por elas. Esta será a segunda edição do prêmio ofertado às mulheres que fazem em Nova Friburgo. O lançamento do prêmio Mulher Empreendedora 2011 aconteceu na noite da última quinta-feira, 31 de março, com homenagens especiais a 12 mulheres de Nova Friburgo que se destacaram recentemente com ações sociais e de valorização da cidadania às vítimas da tragédia de janeiro e também por conta do mês da mulher.
Na oportunidade, a diretora da FFSD, irmã Celma Calvão e o professor Luiz Borges, do núcleo de inovação e empreendedorismo da faculdade, que desenvolveu a criação do prêmio com os alunos das turmas de empreendedorismo, pedagogia, tecnologia e análises de sistemas e secretariado executivo com ênfase em gestão, ofereceram flores e certificados às homenageadas. São elas: irmã Celma Calvão (pela cessão do ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores às vítimas do desabamento de um prédio na Rua Cristina Ziede, no Centro); Alda de Oliveira, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf); Laura Mury, da ONG Fundação Natureza; Dalva Brust (do projeto Rural Legal, parceria da Associação Comercial (Acianf) e a entidade Kinderdorff Rio) e Ilda Teixeira Soares, da farmácia comunitária.
Também foram reverenciadas Eliana Polo, do Centro de Referência da Mulher (Crem); Magali Thurler Gripp, da associação assistencial Humedica Brasil; Plícia de Almeida Medel, médica do Corpo de Bombeiros; Eliane de Castilho, coordenadora do projeto Empreender e do grupo de mulheres empreendedoras da Acianf; Fernanda Gripp, gerente do Sebrae; Maria Helena Moraes, da Associação das Mulheres Mastectomizadas (Amma) e Maria das Dores Mello Pacheco, a Dorinha, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A irmã Sania Cosmelli, vice-diretora da FFSD e a secretária municipal de Saúde, Jamila Calil, também seriam homenageadas, mas não puderam comparecer ao evento que teve a apresentadora do Espaço Empreendedor, da Luau TV, Luziene Neres, como mestre de cerimônias.
No Brasil, mais de 40% das mulheres são empreendedoras
O professor Luiz Borges destacou a importância da sociedade friburguense reconhecer o trabalho e o alcance social das iniciativas desenvolvidas pelas mulheres empreendedoras no município, reverenciando-as com o prêmio. Ele citou ainda que no Brasil, o percentual de mulheres empreendedoras supera os 40%, enquanto em outros países cerca de 30% delas empreendem.
Ao receber as homenagens, a coordenadora do comitê de mulheres da Aeanf, a engenheira agrônoma, Alda Maria de Oliveira, dedicou a reverência com as mulheres desassistidas e ignoradas em Nova Friburgo, enquanto Ilda Soares dividiu a homenagens com seus familiares. Já Eliana Polo, do Crem, lembrou da necessidade dos friburguenses se comprometerem com o que almejarem, pois “o que é feito com amor, deixa de ser uma obrigação”. O prêmio Mulher Empreendedora tem ainda a organização da Labore Consultoria & Eventos e apoio de A VOZ DA SERRA, Luau TV e revista Clipper.
Deixe o seu comentário