A integração plena no transporte público de Nova Friburgo pelo cartão Riocard começa a valer na próxima segunda-feira, 20. O decreto assinado pelo prefeito Renato Bravo será publicado neste sábado no Diário Oficial e determina que a Friburgo Auto Ônibus Ltda (Faol) implemente a medida a partir da próxima semana. O governo municipal antecipou a divulgação do decreto, publicando seu conteúdo ainda na tarde de sexta-feira, 17, no site da Prefeitura.
“Fica determinado a empresa Faol, a partir do dia 20 de fevereiro de 2017, a obrigação de implementar integração plena ao usuário do transporte público coletivo”, estabelece o decreto.
Renato Bravo anunciou a volta da integração plena - principal promessa de campanha - no dia 3 de fevereiro, mas só agora o decreto foi publicado. Na ocasião, ele disse que a Faol teria até o dia 20 para se adaptar a nova norma governamental. Em janeiro, assim que tomou posse no cargo, Bravo criou uma comissão especial para estudar a medida.
“Nós faremos com que a integração volte a ser plena, de ponta a ponta nesta cidade, atendendo a quem realmente necessita desse serviço. Esse foi um dos meus mais importantes compromissos de campanha e que agora tenho enorme satisfação em poder cumprir, pois só desta forma vou garantir integração sadia, justa e, acima de tudo, com qualidade de vida para toda a população”, declarou.
A integração mudou no governo anterior, que fez uma série de modificações no sistema de embarque e desembarque de passageiros no início do ano passado. A integração em dois ônibus com uma única passagem, que era feita na antiga rodoviária urbana (atual Estação Livre), passou a ser realizada em qualquer ponto, mas somente pelo cartão Riocard.
A antiga rodoviária foi reformada. Grades e catracas foram retiradas, mas a integração total, em qualquer itinerário, não entrou em vigor. Em fevereiro do ano passado, A VOZ DA SERRA mostrou, por exemplo, que passageiros que saem de Varginha conseguem embarcar em outro ônibus e seguir para Mury, pagando uma única passagem. Mas aqueles que saem da Granja Spinelli precisam pagar mais uma passagem para chegar ao Cordoeira.
Deixe o seu comentário