Institutos de meteorologia preveem chuva intensa neste feriado

Tempo deve melhorar no fim de semana, mas tempo instável volta na semana que vem
quinta-feira, 14 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Institutos de meteorologia preveem chuva intensa neste feriado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira, 14, aviso de chuvas intensas, com grau de severidade de "perigo", para todas as regiões do estado, inclusive a Serrana. O aviso é válido até o último minuto deste feriado de sexta-feira, 15.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) também alertou para risco de temporais nas regiões de Nova Friburgo, Aperibé, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula, Pádua, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Macaé, São Fidélis, Duas Barras, Trajano de Moraes, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro,  Macuco, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena. A chuva poderá ser intensa e também vir acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade, além de raios.

Segundo o Instituto Climatempo, durante o feriado de 15 de novembro o tempo fica muito instável. A preocupação com a chuva é ainda maior por causa da influência de um sistema de baixa pressão atmosférica que vai passar o dia entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A circulação de ventos desta área de baixa pressão vai levar muita umidade do mar para o estado do Rio reforçando as nuvens de chuva. A chuva da sexta é preocupante porque deve se prolongar por várias horas consecutivas, gerando grandes acumulados até o fim do dia. O risco de alagamentos e outros transtornos causados pela chuva é até maior durante o feriado da sexta-feira.

No fim de semana, as áreas de instabilidade perdem força  e o risco de chuva diminui bastante.  A maior chance de chuva é para o Norte e o Noroeste fluminenses.  Há previsão de mais chuva em Nova Friburgo, no entanto, para o meio da próxima semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade