A inserção de novas práticas na zona rural, como a abertura de um salão de beleza, foram algumas das inovações do programa Novos Rurais, que busca fomentar o empreendedorismo e a diversificação em jovens do interior. Para apresentar os resultados desta iniciativa, o Instituto Souza Cruz e o Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) promovem a Mostra Novos Rurais de Projetos Empreendedores, a ser realizada na quinta-feira, 29, no auditório do Centro Familiar de Formação por Alternância (Ceffa) Rei Alberto I, no Ibelga (Estrada dos Três Picos s/n, Salinas, 3º distrito).
O evento contará com visitas guiadas a propriedades dos beneficiados pelo programa e com exposição de artigos agrícolas e não agrícolas produzidos pelos jovens. No encerramento, todos os 12 participantes da segunda turma do Novos Rurais apresentarão os empreendimentos elaborados ao longo da formação.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO – 8h: visita guiada às unidades de referência: agrofloresta, galinha caipira e salão de beleza; 17h30: inscrições para a nova turma do programa Novos Rurais 2014 e abertura da exposição de produtos Novos Rurais; 18h: apresentação dos projetos da turma 2013; e 21h: confraternização.
PROGRAMA NOVOS RURAIS - Para fortalecer a agricultura sustentável no estado do Rio de Janeiro, o Instituto Souza Cruz iniciou, em 2012, o programa Novos Rurais, com parceria do programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, e do Ibelga, que oferece ensino técnico profissionalizante a jovens da região na metodologia da pedagogia de alternâncias, envolvendo teoria e prática, a realidade agrícola e a participação das famílias no processo educativo.
O programa tem sido implantado no Ceffa Rei Alberto I, do Ibelga, oferecendo novas habilidades e competências aos educandos e egressos do Ceffa, transformando-os em agentes capazes de agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar. Além do Rio de Janeiro, o programa Novos Rurais também é aplicado em outros cinco estados (RS, SC, PR, PE e CE), beneficiando anualmente aproximadamente 400 jovens rurais em todo o Brasil.
FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA – Fase 1: Formação - Os selecionados participam de três módulos de formação, com conteúdos práticos voltados para produção, comercialização, empreendedorismo e elaboração de projetos; Fase 2: Implantação de projetos - Com recursos financeiros disponibilizados pelo programa, os jovens elaboram os projetos para desenvolver novos negócios, que incrementam a renda familiar e têm caráter pedagógico para as comunidades onde estão inseridos.
"O diferencial desta segunda turma foi a inovação e a inserção de novas práticas, como a agroecologia e o incremento da produção de ovos e galinhas caipiras, que não é comum na região. Outro destaque foram os empreendimentos rurais não agrícolas, como um salão de beleza e a confecção de sabonetes artesanais voltados, sobretudo, para atender uma demanda das jovens mulheres rurais”, explica Marcos Gaspar, assessor de projetos sociais do Instituto Souza Cruz.
Deixe o seu comentário