Instituto Federal Fluminense ganha sede definitiva em Cordeiro

Unidade oferece cursos de torneiro mecânico, soldador e técnico em mecânica
terça-feira, 13 de março de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Durante a assinatura de cessão do imóvel, o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, destacou os benefícios para a população de Cordeiro (Divulgação: Governo RJ)
Durante a assinatura de cessão do imóvel, o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, destacou os benefícios para a população de Cordeiro (Divulgação: Governo RJ)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), em Cordeiro, ganhou uma sede definitiva. Nesta segunda-feira, 12, o governador Luiz Fernando Pezão, assinou o termo de cessão de um imóvel, onde anteriormente funcionou um colégio estadual, para instalação da escola técnica, que oferece cursos no município há três anos. “Temos uma janela de oportunidades em Cordeiro e em cidades vizinhas. A educação profissional é apontada como a chave-mestre para o futuro e, por isso, essa escola será tão importante”, pontuou o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, durante a assinatura do termo.

 As atividades do IFF ocorrem na Unidade de Formação de Cordeiro, ligada ao campus de Santo Antônio de Pádua, desde fevereiro de 2015, com a oferta dos cursos de formação inicial e continuada de torneiro mecânico e soldador. No segundo semestre de 2015, foram iniciadas duas turmas do curso técnico em mecânica. Desde então, alunos e a direção do IFF vinham dialogando com as autoridades locais para uma sede definitiva, já que atual é provisória. Com a cessão do espaço pelo estado, o IFF vai se instalar no antigo Colégio Ítalo Mileno Lopes, no Parque Raul Veiga, onde acontece a anual exposição agropecuária da cidade.

Nesta quarta-feira, 14, às 18h, a unidade dará início ao curso de torneiro mecânico nas instalações da escola cedida pelo estado. Foram ofertadas 20 vagas para o curso, que recebeu mais de 140 inscrições. A unidade conta ainda com duas turmas do curso técnico em mecânica, sendo uma no período da tarde, com 25 alunos, e uma no período da noite, com dez alunos. Ainda de acordo com o IFF, no dia 7 de maio, será iniciada uma nova turma do curso técnico em mecânica, com 25 alunos. Ao todo, a Unidade de Formação de Cordeiro conta com 90 alunos matriculados.
Para o prefeito de Cordeiro, Luciano Batatinha, a nova sede do instituto na cidade “foi uma grande vitória”.

Durante a assinatura da cessão do imóvel, o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, disse que o novo espaço trará muitos benefícios à população. “A instituição irá atender não somente aos cordeirenses, mas também aos moradores de Macuco, Cantagalo, Bom Jardim e Duas Barras, entre outros. Entendo que será um importante polo dos cursos técnicos na Região Serrana”, disse. O IFF constitui uma rede de 38 institutos federais, criada em 2008, em todo o país. No estado do Rio de Janeiro, além do IFF, compõem essa rede o IFRJ e o Colégio Pedro II. Com sede em Campos dos Goytacazes, o IFF está presente em 11 municípios do Rio e oferece dezenas de cursos de nível técnico, superior e de pós-graduação. Outras informações em iff.edu.br

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade