Inscrições para o Sisu vão desta terça até sexta

São mais de 200 mil vagas em universidades públicas neste semestre; em Friburgo, Cefet e UFF
segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Inscrições para o Sisu vão desta terça até sexta

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 já podem fazer as inscrições para as vagas ofertadas neste primeiro semestre pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/ e ficarão abertas desta terça-feira, 22, até às 23h59 da próxima sexta-feira, 25 (horário oficial de Brasília).

Nesta chamada, de acordo com o Ministério da Educação, são ofertadas 235.461 vagas para 129 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. No Estado do Rio de Janeiro estão 16 dessas instituições, com polos em 24 municípios, entre eles Nova Friburgo, onde estão instalados o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) e o campus da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Somente para essas duas instituições públicas do município são ofertadas para os cursos de bacharelado: 30 vagas para Biomedicina; 35 para Fonoaudiologia; 40 para Odontologia; 40 para Engenharia Elétrica; e 40 para Sistema de Informação. Além de 40 vagas para licenciatura em Física e 40 em tecnológo em Gestão de Turismo.

Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa - ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Para a inscrição é importante ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem de 2018. Caso o candidato não se lembre dessas informações, é possível recuperá-las na página do Enem https://enem.inep.gov.br/. Vale destacar que não há cobrança de taxas sobre a inscrição no processo seletivo e que todas as vagas são para cursos presenciais. Até o dia 25 estarão abertas as inscrições para a chamada regular do Sisu, com resultado previsto para o dia 28, disponível no boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Já o prazo para participar da lista de espera começa no dia 28 e vai até às 23h59 do dia 4 de fevereiro. Podem solicitar a inclusão na lista os candidatos não selecionados em nenhuma das opções nas quais se inscreveu, mas a participação está restrita a escolha principal do candidato. Na lista de espera, a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade