As inscrições para a primeira edição do Voa Viola – Festival Nacional de Viola, promovido pela Caixa – estão abertas até o dia 16. Trata-se do primeiro edital público lançado para mapear o atual momento da viola no Brasil. Em seu conjunto de ações, o projeto pretende promover novos talentos e fomentar o mercado violeiro, valorizando a viola como instrumento brasileiro, estimulando e difundindo o uso deste instrumento em diversos gêneros musicais e sendo assim, expandindo o seu público. O edital tem abrangência nacional e está disponível no portal www.voaviola.com.br.
O portal Voa Viola é uma plataforma de relacionamento e informações que conta com fóruns de discussão, história do instrumento e espaço onde o público poderá votar e escolher 12 artistas que se apresentarão em Belo Horizonte, Brasília, Recife e São Paulo, junto a músicos consagrados.
A curadoria do projeto é assinada pelos violeiros Roberto Corrêa e Paulo Freire. Uma comissão de seleção irá escolher 24 trabalhos que representem o atual panorama da viola no país, e ainda escolherão cinco trabalhos com menções honrosas nas categorias tradição, inovação, dupla, instrumental e canção, contemplando e valorizando a diversidade das expressões com o instrumento.
Os trabalhos inscritos devem utilizar a viola em sua expressão, seja ela caipira, de cocho, nordestina, de fandango, machete, de buriti, nas suas várias afinações. Além dos shows, o projeto realizará um seminário em Belo Horizonte, intitulado Vertentes da Viola no Brasil: tradição e inovação. Mais informações sobre o festival no site www.voaviola.com.br.
Deixe o seu comentário