As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão chegando ao fim. Até o momento, segundo o Ministério da Educação, já são mais de três milhões de inscritos. Os estudantes interessados em participar têm até 10 de junho para se inscrever no site
Universidades federais, estaduais e particulares de todo o país utilizam a prova como acesso para cursos superiores. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de que mais de seis milhões de estudantes façam a prova em 2011. O exame é dividido em quatro provas objetivas e uma redação. As provas objetivas tratam de ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia; ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação; e matemática e suas tecnologias. Cada parte trará 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 questões.
No Rio de Janeiro sete instituições de ensino superior integram o Enem ao seu processo seletivo. São elas a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Cento Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). Estas usam o Sisu para preencher todas as vagas. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aproveita o teste para 60% das vagas e a Universidade Federal Fluminense (UFF) para 20% das vagas. O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) só usa o Sisu para preencher vagas remanescentes. O exame também é a forma de acesso para o Programa Universidade Para Todos (ProUni). A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ainda realiza seu vestibular separadamente.
Deixe o seu comentário