Inscrições para cursos gratuitos do CVT terminam semana que vem

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Boa oportunidade para jovens e adultos que desejam especializar-se em diversas funções profissionalizantes do setor hoteleiro, telemarketing e informática para poder disputar em seguida uma vaga no concorrido mercado de trabalho. A unidade Nova Friburgo do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) inscreve até o próximo dia 22, sexta-feira da semana que vem, os interessados em matricularem-se em qualquer dos seus 11 cursos gratuitos. São oferecidas mais de 400 vagas ao todo (20 por turma) nos cursos de recepcionista hoteleiro, garçom, barman, camareira, cozinheira, auxiliar de cozinha, francês para turismo, espanhol para turismo, operador de telemarketing, informática básica e montagem e manutenção de computadores para maiores de 15 anos e com o 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental concluído.

Para se inscrever os interessados devem comparecer ao CVT na Avenida Júlio Antônio Thurler 18 (telefone 2533-2291), ao lado da entidade assistencial Legião da Boa Vontade (LBV), no bairro Olaria, diariamente, das 7h às 17h, munidos apenas da carteira de identidade ou certidão de nascimento. As inscrições também são gratuitas. Todos os cursos terão turmas em dois turnos com duração média de até 18 semanas. Os concluintes receberão certificados da Fundação de Apoio a Escola Técnica do estado (Faetec).

Para os cursos que tiverem até a semana que vem mais de 20 inscritos para cada turma será realizado um sorteio para seleção dos alunos no próximo dia 26, às 17h30 na unidade do CVT. A partir do dia 27 será afixada na portaria da unidade a listagem dos candidatos selecionados que deverão comparecer à secretaria munidos de documentos pessoais, comprovantes de residência e declaração escolar para efetuar as matrículas. As aulas começarão no próximo dia 22 de fevereiro.

Procura por alguns cursos ainda é baixa

Até a tarde desta quarta-feira, 13, pouco mais de 150 candidatos já haviam garantido as inscrições nos cursos grátis do CVT. A maior procura é para os cursos de informática, montagem e manutenção de computadores e operador de telemarketing. A coordenadora do CVT Nova Friburgo, Marinisse Guimarães, lamenta a pouca procura de candidatos por alguns cursos profissionalizantes para o setor hoteleiro. Segundo ela, gerentes de hotéis do município constantemente tentam contratar alunos ainda em formação no CVT devido à baixa qualificação profissional na área e o nível reconhecido dos cursos oferecidos pelo CVT.

“Infelizmente parece haver um desinteresse das pessoas por esse ramo tão carente de mão de obra especializada”, observa Marinisse, exemplificando o curso de camareira que não tinha até quarta-feira nenhuma inscrição realizada. “Acredito que muita gente ainda ache que camareira é uma subfunção no setor hoteleiro. A procura de candidatos para esse ramo ainda está pequena e os nossos cursos garantem um excelente aprendizado devido à boa estrutura física e dos equipamentos”, observou ela, lembrando que muitos alunos que se destacam costumam conseguir empregos antes mesmo da conclusão dos cursos.

Em contrapartida até a mesma data a procura de candidatos para os cursos de informática e montagem e manutenção de computadores já tinha superado mais que o dobro do número de vagas oferecidas e os candidatos terão que torcer bastante para conseguirem uma vaga através de sorteio. Já nos cursos que não somarem pelo menos 20 inscritos, há o risco de não serem formadas turmas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade