Inscrições para a 50ª edição dos Jogos Florais de Nova Friburgo terminam dia 15

quarta-feira, 11 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Os preparativos para o cinquentenário dos Jogos Florais de Nova Friburgo estão em ritmo acelerado e reservam algumas novidades, como a realização do concurso internacional, destinado a trabalhos em língua espanhola. O objetivo é dar um caráter globalizado ao tradicional evento e reunir participantes de diversos países da América Latina e da Espanha. O prazo para a entrega dos trabalhos termina no próximo dia 15 e a comissão organizadora espera um número recorde de participantes para esta 50ª edição.

O tema do concurso internacional é Camino (s) para trovas líricas ou filosóficas e os participantes podem concorrer com até três trabalhos. As cinco trovas vencedoras receberão o troféu Gislaine Canales, trovadora que ajudou a comissão organizadora a elaborar os detalhes da nova disputa e as regras em língua espanhola. O regulamento, divulgado em dezembro passado, também prevê menções honoríficas e especiais para outras dez trovas selecionadas pela comissão julgadora.

Quanto ao concurso nacional, o tema para as trovas líricas e/ou filosóficas é Saudade e para as humorísticas, Cinquentão. No âmbito local os temas são Ciúme para trovas líricas e/ou filosóficas e Suspiro para as humorísticas. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas com o presidente da União Brasileira de Trovadores (UBT), seção local, Rodolpho Abbud, pelo telefone (22) 2522-0471 ou através do e-mail clenir@frinet.com.br.

A premiação ocorrerá no mês de maio, como parte dos festejos de aniversário de Nova Friburgo, e promete promover uma grande confraternização entre trovadores e poetas. Vale destacar que o folheto contendo o regulamento do concurso traz um comentário do saudoso escritor Jorge Amado sobre a importância da trova. Segundo ele, “não pode haver criação literária mais popular e que fale mais diretamente ao coração do povo do que a trova. É através dela que ele toma o seu primeiro contato com a poesia. Por isso, o trovador e a trova são imortais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade