Inscrições do Enem prorrogadas até dia 16

terça-feira, 13 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a próxima sexta-feira, 16. O estudante que desejar realizar a prova deverá se inscrever via internet, através do site www.enem.inep.gov.br. As avaliações serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro e terão 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade do exame deste ano é a inclusão de língua estrangeira, onde o aluno deverá optar entre o inglês e o espanhol.

No primeiro dia o conteúdo da avaliação será de ciências da natureza e humanas e, no último dia, de matemática e linguagens. Cada tema terá 45 questões. Pela primeira vez será obrigatório o estudante fornecer o número de seu CPF no ato da inscrição, não sendo mais permitido a utilização de documentos de pais ou responsáveis. Quem não tiver CPF pode retirá-lo em agências da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou do Banco do Brasil. De acordo com o MEC, tal medida visa impedir que os participantes realizem a prova com o registro de outra pessoa. A taxa de inscrição é de R$ 35. Alunos que cursam o último ano do ensino médio em escolas públicas não pagam e outros interessados em obter isenção podem fazer o requerimento.

Para que serve a avaliação?

O Enem foi criado em 1998 e é utilizado como uma ferramenta para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Posteriormente o exame passou também a ser utilizado como um mecanismo de acesso ao ensino superior em algumas universidades públicas e particulares. A prova também e feita por pessoas interessadas em ganhar pontos no programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo a alunos de baixa renda. Desde 2009 o exame serve como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade