A Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana (EtarSerra), organizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com outras instituições de ensino e a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, acontecerá entre 22 e 25 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As inscrições de trabalhos para a mostra já estão abertas.
O evento, criado há sete anos por professores do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), que é a unidade de ensino superior da UFF no município, tem como objetivo principal divulgar os trabalhos de ensino, extensão, pesquisa, inovação científica e tecnológica, difusão e popularização de ciência e tecnologia, criando um espaço plural, que oportuniza a troca de conhecimentos e experiências entre seus participantes, nas diferentes áreas de conhecimento, com o intuito de contribuir, de forma solidária, para o desenvolvimento regional.
As propostas podem ser inscritas até o dia 15 de junho. São aceitos trabalhos de estudantes de ensino fundamental, médio, graduação e de pós-graduação, assim como de professores, pesquisadores e profissionais da gestão pública e da sociedade civil. Além de interessados em participar da mostra de arte, os estudantes que inscreverem seus trabalhos poderão optar por duas modalidades de apresentação: oral e pôster.
As categorias são ensino, extensão e pesquisa, subdivididas nas áreas de Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística; e Artes. O edital está disponível no endereço eletrônico da exposição (https://etarserrauff.wixsite.com/cederj).
A partir desta edição a EtarSerra passa a ser itinerante, sendo sediada e organizada este ano pelo Polo do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj) em Nova Friburgo, que funciona no Ciep Licínio Teixeira, na Via Expressa, no bairro Olaria. Também atuam como parceiros nesta edição o Instituto Politécnico do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em Nova Friburgo (Uerj); o Instituto Federal Fluminense (IFF); o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) - campus Nova Friburgo e as universidades Estácio de Sá e Candido Mendes.
Deixe o seu comentário