Insatisfação com cortes de árvores rouba a cena em reunião do Commam

Manifestantes aproveitaram o evento para questionar o secretário municipal de Meio ambiente
domingo, 01 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Insatisfação com cortes de árvores  rouba a cena em reunião do Commam
Insatisfação com cortes de árvores rouba a cena em reunião do Commam

Fotos: Amanda Tinoco

O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Nova Friburgo (Commam) e secretário municipal de Meio Ambiente, o engenheiro civil Ivison Soares Macedo, promoveu na última quinta-feira, 26, no auditório da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), a assembleia geral ordinária do órgão com o intuito de informar e debater diferentes assuntos pertinentes ao meio ambiente no município. As discussões no evento, no entanto, foram dominadas pela polêmica sobre os cortes e podas recentes dos eucaliptos centenários na Praça Getúlio Vargas.

Entre os temas abordados, a operação realizada na praça foi o que mais causou debates acalorados na reunião. Estiveram presentes manifestantes do grupo "Abraço às árvores – SOS Praça Getulio Vargas” ávidos por respostas a inúmeras perguntas técnicas referentes ao corte e a poda dos eucaliptos. Segundo Alessandro Rifan, um dos manifestantes, existe uma lista de questionamentos e por isso os integrantes do grupo recorrem constantemente aos fóruns públicos para se manifestarem. "Queremos participar das discussões e da decisão do futuro da Praça Getúlio Vargas mas ninguém nos recebe para o diálogo. Então, viemos nos manifestar nesta reunião”, disse. 

Ivison Macedo deu explicações para os conselheiros sobre as intervenções promovidas na Praça Getúlio Vargas; sem, no entanto, detalhá-las, causando irritação a alguns manifestantes. Discursou também sobre a ONG R20 e a defesa do uso de lâmpadas LED na iluminação pública devido à capacidade de economia de energia. Houve ainda a leitura, discussão e aprovação das atas anteriores do conselho, de outubro e dezembro de 2014. Ivison destacou também a necessidade de redefinição das câmaras técnicas ligadas ao Commam. 



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: praça getúlio vargas | Eucaliptos | Meio Ambiente
Publicidade