Mais de 50 cirurgiões de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Teresópolis, Petrópolis, Campos, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Maranhão participaram no último fim de semana da Primeira Jornada de Videolaparoscopia promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Videolaparoscópica (Sobracil), presidida por Antônio Bispo, e que aconteceu no auditório da clínica Exâmina, na Rua General Osório, Centro. Os cirurgiões foram recepcionados em Nova Friburgo pelo também cirurgião José Antônio Verbicário Carim, do Day Hospital Nossa Senhora do Líbano. Durante o evento itinerante, que leva a municípios do interior discussões sobre as mais recentes inovações e benefícios das cirurgias por videolaparoscopia (menos invasiva que as cirurgias comuns), destacaram-se os êxitos obtidos com esse procedimento nas cirurgias de vesícula, de urgência, ginecológica e proctológica.
Durante o simpósio diversos temas também foram discutidos pelos cirurgiões Alexandre Miranda Duarte, Guilherme Jaccoud, Marcos Fernandes, Luiz Alfredo Vieira d’Almeida e José Antônio Verbicário Carim. O cirurgião carioca José de Ribamar Sabóia de Azevedo chamou a atenção com a palestra O alcance da videocirurgia nos tumores malignos. Ele comentou na ocasião o êxito recente da videocirurgia à qual foi submetido o arquiteto de fama internacional, Oscar Niemeyer. As cirurgias de urgência também foram motivos de discussão no simpósio pelo cirurgião Filipe de Bustamante Carim, que demonstrou a criatividade técnica na apendicectomia por videolaparoscopia.
Já o cirurgião Thiago Dantas demonstrou o tratamento laparoscópico da gravidez tubária, enquanto Homero de Araújo Padilha Neto abordou o avanço da videolaparoscopia no tratamento das doenças obstétricas. O cirurgião José Júlio do Rego Monteiro Filho abordou a importância da videolaparoscopia no tratamento das obstruções intestinais. O cirurgião José Augusto Drindel encerrou as discussões com uma demonstração da retirada de colo sigmóide por endometriose, através da videolaparoscopia. “O limite da vídeo em cirurgia ainda está por vir. Tudo pode ser realizado por essa técnica, que se estabeleceu pelas mãos de habilitados e treinados cirurgiões de todo o mundo”, observou o cirurgião José de Ribamar Sabóia de Azevedo.
O simpósio atraiu ainda representantes do Conselho Regional de Medicina e Unimed, Sociedade Médica de Nova Friburgo, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Raul Sertã e Academia Fluminense de Medicina (AFM) – núcleo Nova Friburgo, respectivamente, Rogério Seródio Araújo, Carlos Alberto Pecci, Renato Lima e José Antônio Verbicário Carim.
O pioneirismo de Nova Friburgo na videolaparoscopia
Após o evento, o diretor do Day Hospital, José Antônio Carim, foi homenageado com a fotografia, em seu gabinete, dos cirurgiões Luiz Alfredo e José de Ribamar em 1991, quando ambos viajaram a Nova Friburgo para conhecer os procedimentos em videolaparoscopia, marcando o primeiro curso desse método no município. Até hoje já foram realizados 135 cursos no município capacitando mais de 2,5 mil cirurgiões de toda América do Sul, com exceção das Guianas, América Central, e mais de dez militares angolanos. A fotografia expõe ainda a mensagem Quando o início é ótimo, o caminho fica excelente, confirmando o êxito nos demais cursos de videolaparoscopia realizados ao longo dos últimos 18 anos.
Deixe o seu comentário