Início de ano provoca redução no número de doadores de sangue

terça-feira, 20 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Com a chegada do período de férias os bancos de sangue de todo o país costumam registrar queda na frequência do número de doadores. Em Nova Friburgo o problema também acontece todo início de ano e provoca uma redução dos estoques de sangue no Hemocentro do Hospital Municipal Raul Sertã. Desde dezembro a coleta diária vem caindo, pois muitos doadores viajam nesta época e só voltam a doar em meados de março.

A tendência é que a frequência de doadores caia ainda mais nestas semanas que antecedem o carnaval, período em que há aumento da demanda de sangue, devido à maior incidência de acidentes de trânsito e outras ocorrências com vítimas. Por isso é importante que a comunidade se conscientize sobre a importância da doação voluntária e habitual de sangue.

Doar sangue é um ato voluntário e reflete generosidade e amor ao próximo.

Depois da triagem o doador é encaminhado à sala de coleta. A retirada de sangue dura de cinco a dez minutos e a única dor sentida é a da picada da agulha.

O doador não corre risco de infecção, já que todo o material utilizado na coleta é descartável, e seu volume sanguíneo rapidamente é reconstituído. Em 12 semanas, no máximo, o doador já está liberado para novas doações. A quantidade de sangue retirada não prejudica o doador e corresponde a menos de 10% do volume total de sangue bombeado pelo coração para as veias e artérias.

Entre as condições básicas para quem quer ser doador estão: ter entre 18 e 60 anos; pesar mais de 50kg; não estar grávida nem amamentando; não ter ingerido bebida alcoólica nas 24h anteriores à doação; não estar fazendo uso de medicamentos; estar bem de saúde; não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para a Aids; não ser usuário de drogas; evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; ter dormido, no mínimo, seis horas.

Quem quiser se tornar um doador pode comparecer ao hemocentro, que funciona no Hospital Raul Sertã, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É importante levar a carteira de identidade ou algum outro documento com foto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2523-9000, ramal 210.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade