Arquivo de Notícias
Iniciativa privada fará exploração de pontos de ônibus
sábado, 24 de agosto de 2013
por Jornal A Voz da Serra
A Câmara aprovou por unanimidade, com duas emendas, projeto do prefeito Rogério Cabral transferindo para a iniciativa privada a exploração publicitária dos pontos de ônibus e táxis de Nova Friburgo.
A escolha da empresa será feita através de licitação pública. A vencedora pagará outorga à Prefeitura para exploração do serviço por até 15 anos. Além disso, ficará também responsável pela instalação e manutenção de pontos padronizados. No total, a exploração será feita em aproximadamente 150 pontos de ônibus e táxis.
Prefeito irá à Câmara terça para apresentação do PPA
O prefeito Rogério Cabral obteve autorização unânime dos vereadores para participar da sessão legislativa de terça-feira, 27. Ele e o secretário de Fazenda, Juvenal Condack, farão uma apresentação formal do Plano Plurianual (PPA) do município para o período de 2014–2017.
O Plano Plurianual — previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 — é uma peça jurídica na qual o governante traça diretrizes, objetivos e metas de médio prazo. No caso da matéria a ser apresentada pelo prefeito e o secretário de Fazenda, traça o plano para os três anos do atual governo e o primeiro da próxima gestão.
O PPA de Nova Friburgo será votado antes da apreciação do Orçamento do município para o exercício de 2014.
Câmara terá audiências públicas para discutir Orçamento de 2014
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, presidida pelo vereador Marcelo Verly e tendo como membros os vereadores Ricardo Figueira e Welinton Moreira, apresentou proposta de realização de pelo menos seis audiências públicas entre setembro e novembro, para debate do Plano Plurianual (PPA 2014–2017) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA 2014).
O objetivo da comissão é tornar de amplo conhecimento público o planejamento proposto pelo atual governo municipal para os próximos quatro anos e o detalhamento de receitas e despesas para o próximo ano.
"Teremos atenção especial aos investimentos em saúde, educação, trânsito e transporte, obras públicas e assistência social, entre outras áreas. Queremos contribuir para uma maior conscientização sobre a importância do orçamento público como instrumento de gestão e não como peça de ficção”, explicou Verly.
A proposta de realização de audiências para discussão do orçamento deve ser votada na próxima semana, após a ida do prefeito Rogério Cabral ao Legislativo para apresentação do PPA. As datas e horários das audiências serão divulgados oportunamente.
Vereador quer proibir sessões solenes em datas ordinárias
O vereador Christiano Huguenin criticou o excesso de sessões solenes em dias de reuniões ordinárias na Câmara. Esta semana ele apresentou projeto propondo a mudança do regimento interno do Legislativo proibindo que sessões com objetivos de prestação de homenagens sejam realizadas às terças e quintas-feiras.
"Nessa semana entrei com projeto de resolução alterando o regimento interno da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo. Agora, de acordo com o projeto, sessões solenes e homenagens somente ocorrerão em dias diferentes das nossas sessões ordinárias. Nada contra as homenagens, mas estava ficando difícil de produzir. Agora terças e quintas são só para trabalhos legislativos, devolvendo o dinamismo das sessões ordinárias”, explicou.
Glauber troca farpas com presidente regional do PSB
A aproximação das eleições 2014, em especial a sucessão estadual, tem deixado os socialistas com os nervos à flor da pele. O deputado federal Glauber Braga (PSB) fez mais uma dura crítica ao presidente regional do partido e prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, que defende a manutenção da aliança com o PMDB para apoiar a candidatura majoritária do vice-governador Luiz Fernando Pezão.
"A posição do Alexandre [Cardoso] não é ideológica de direita nem de esquerda. É de centro, do próprio umbigo. Só está pensando nos seus interesses mesquinhos, de liberação de recursos para a Prefeitura de Duque de Caxias”, disparou Glauber.
A crítica do deputado friburguense não passou em branco na regional do PSB. O presidente da sigla respondeu no mesmo tom: Para Alexandre Cardoso, Glauber "está com sentimento de quem perdeu a eleição”, citando o fato de a mãe do deputado, a ex-prefeita Saudade Braga, ter sido derrotada em Nova Friburgo por Rogério Cabral (PSD), apoiado pelo governador Sérgio Cabral.
"A gente tem que entender que as pessoas que perdem a eleição ficam muito magoadas, e os vencedores têm que entender a mágoa dos perdedores”, ironizou Alexandre Cardoso.
Romário articula ingresso no Psol
O deputado federal Romário, que deixou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) no início do mês, está articulando seu ingresso no Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Essa semana o parlamentar se reuniu com o deputado estadual Marcelo Freixo para tratar de seu possível ingresso na sigla.
"Ele [Romário] ficou animado, demonstrou interesse em ingressar no Psol. Eu particularmente vejo com bons olhos a possibilidade de ele vir. É um mandato que tem um posicionamento próximo ao nosso”, afirmou Freixo. "Ele ficou de conversar com as pessoas próximas a ele e eu comuniquei o partido”, acrescentou Freixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário