Há exatos 64 anos, no dia 15 de agosto de 1946, os americanos apresentavam o Eniac – primeiro equipamento eletrônico denominado “computador”. Décadas depois, termos como mouse, teclado, placa mãe, hardware, software e muitos outros são cada vez mais presentes no dia a dia. Se hoje se vive na chamada “era da informação”, isto se deve ao grande avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação. A informática chegou a um ponto em que está inserida em praticamente todas as ações da humanidade, desde o sistema de produção das indústrias até o entretenimento.
A primeira geração ocorreu no período de 1940 a 1952, quando as máquinas funcionavam através de válvulas movidas a vácuo e as informações eram gravadas em cartões perfurados. Já a segunda geração, de 1953 até 1964, caracterizou-se pela diminuição do tamanho das máquinas e seu uso se estendeu às áreas administrativas e gerenciais. A terceira geração, até 1971, ficou marcada pelos circuitos integrados. Até 1981 (quarta geração) os computadores diminuíram ainda mais suas dimensões. Surgiram novas linguagens e a possibilidade da troca de dados através de rede. Desde então, na quinta geração, tomaram vez os computadores pessoais, a alta velocidade na transmissão de dados e a grande interatividade.
Desde seu início, a informática possuía um caráter científico/militar, sendo utilizada pelos governos de alguns países e, até hoje, computadores são essenciais no rastreamento, orientação e planejamento de operações estratégicas. Os bancos também monitoram contas e cadastros através da informática. Pessoas de todo o mundo podem conversar em tempo real através da tecnologia. Crianças, jovens e adultos têm na internet uma grande fonte de aprendizado. Novos cursos à distância surgem a cada dia. Sem os computadores, o homem não teria chegado à lua, diversos aparelhos vitais à saúde humana não existiriam, os exames não seriam tão precisos, não haveria tanta variedade de carros, jogos, produtos estéticos e diversas outras coisas não seriam possíveis.
Deixe o seu comentário