A Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo (SME), através do Núcleo Tecnológico Educacional (NTM), vem desenvolvendo o trabalho de informática educativa através da capacitação de orientadores tecnológicos que atuam nas escolas municipais do município. Equipamentos de programas do governo federal como Proinfo (computadores) e Prouca (laptops educacionais) vêm permitindo o contato dos alunos com a informática e seu aprendizado.
E o surgimento e a disseminação no uso dos tablets fizeram com que o governo federal iniciasse a distribuição deste tipo de equipamento para que os profissionais da área pudessem se capacitar através do uso de forma pedagógica. O sistema operacional do tablet é Android e já vem com ícones de acesso ao Portal do Professor, Eproinfo, TV Escola, MEC, dentre outros. Programas específicos educacionais serão inseridos pela equipe do NTM para identificação dos que rodarão no sistema dos cinco tablets recebidos por Nova Friburgo.
Posteriormente, os tablets serão distribuídos para os alunos, como foi feito com o laptop educacional. Os equipamentos são de cor amarela, para que haja fácil identificação dos equipamentos doados pelo governo federal.
Em paralelo, a equipe do NTM dará início, no segundo semestre, ao desenvolvimento de um trabalho com os alunos do segundo segmento da educação fundamental para despertar o gosto por programação de computadores. A partir daí, com a chegada de tablets para os alunos, será possível desenvolver aplicativos para a área educacional.

Deixe o seu comentário