O Brasil obteve marcas inéditas nas Olimpíadas de 2012. Além das 17 medalhas, um recorde na história dos Jogos Olímpicos, a equipe verde e amarela merece destaque pela brilhante atuação em Londres.
Para mostrar todos os feitos do país, o RankBrasil—empresa que registra recordes brasileiros—preparou um infográfico, que traz, além das medalhas, a trajetória dos brasileiros no torneio olímpico, mostrando todas as conquistas que devem ser lembradas.
“Esta é uma forma de homenagear os atletas pelo esforço e dedicação ao esporte, de tantos anos a espera da participação em Londres”, destaca o diretor da empresa, Luciano Cadari.
Segundo Cadari, através do infográfico, o RankBrasil quer parabenizar os homens e mulheres do país que mostraram seus talentos e habilidades nas Olimpíadas. O diretor ainda comenta que todos os atletas com marcas inéditas ou superação receberão da empresa o certificado de recordista.
“A trajetória do Brasil nos Jogos Olímpicos não deve se resumir às medalhas conquistadas, mas a todos os feitos históricos. Alguns atletas, mesmo sem subir ao pódio em Londres, mostraram que também são dignos de um título. Todos eles são os nossos heróis”, completa.
Boxe - No boxe, o país obteve o maior número de medalhas olímpicas, com três (uma de prata e duas de bronze). A pugilista Adriana Araújo foi a primeira a vencer uma luta do boxe olímpico no feminino, a primeira a ganhar uma medalha no esporte e a primeira a obter uma medalha no peso leve. Ela também merece destaque por ser a medalhista número 100 do Brasil em Olimpíadas.
Já Yamaguchi Falcão ganhou a primeira medalha olímpica do Brasil no meio-pesado. Seu irmão, Esquiva Falcao, conquistou a primeira medalha no peso médio, participando da primeira final do esporte nacional nas Olimpíadas. Com eles, o Brasil também teve pela primeira vez dois irmãos medalhistas no boxe olímpico.
Outro destaque é para Érica Matos, que não ganhou medalha, mas entrou para a história ao se tornar a primeira brasileira a lutar boxe em Olimpíadas. Além disto, Jones Kennedy, que não participou como atleta, também conquistou um recorde: de primeiro árbitro brasileiro na história do boxe olímpico.
Judô - O judô obteve várias marcas, entre elas, o maior número de medalhas nas edições do torneio olímpico, com quatro (uma de ouro e três de bronze). Rafael Silva conquistou a primeira medalha olímpica do país no peso pesado do esporte e Felipe Kitadai, a primeira no peso ligeiro, que também foi a primeira do país em Londres.
A judoca Sarah Menezes foi a primeira mulher brasileira a ganhar medalha de ouro no judô olímpico. Já Mayra Aguiar conquistou a primeira medalha no meio-pesado, além de ser a mais jovem do Brasil a obter medalha individual, em todos os esportes, na história das Olimpíadas.
Futebol e Handebol - No futebol, além da medalha do masculino, a equipe feminina obteve duas marcas inéditas: Miraildes Mota (Formiga) é a única jogadora a disputar todas as edições olímpicas do esporte, e Cristiane é a maior artilheira da história. No handebol, o Brasil não subiu ao pódio, mas conquistou a melhor participação de todos os torneios, ficando no sexto lugar.
Ginástica - A ginástica brasileira brilhou em Londres com a fantástica atuação de Arthur Zanetti, que ganhou a primeira medalha olímpica do país no esporte. Já Sérgio Sasaki não saiu medalhista, mas foi o primeiro ginasta brasileiro a disputar uma final individual geral em Olimpíadas.
Vôlei - No vôlei de quadra, a equipe feminina obteve o bicampeonato olímpico e o masculino subiu ao pódio mais uma vez, alcançando a prata. No vôlei de praia outra marca: Emanuel Rego é o único a disputar todas as edições do torneio olímpico do esporte.
Atletismo e pentatlo - No atletismo, apesar de o país não conseguir subir ao pódio, a equipe feminina bateu o recorde sul-americano no revezamento 4x100 metros rasos. No pentatlo, a medalha de Yane Marques foi a primeira do Brasil em Olimpíadas, tornando o esporte mais conhecido.
Vela e tênis - na vela, Robert Scheidt se tornou o maior medalhista do Brasil nas Olimpíadas, com cinco pódios. Já no tênis, Bruno Soares e Marcelo Melo não ganharam medalhas, mas deixaram seus nomes registrados por vencerem o jogo mais longo do tênis em dupla de todas as edições do torneio, com 4h21, partida que também teve o maior número de games no esporte olímpico, com 63.
Infográfico
O infográfico da atuação brasileira nos Jogos de Londres, elaborado pelo RankBrasil, pode ser utilizado livremente por todos os veículos de comunicação. As informações também podem ser reproduzidas, desde que a fonte seja citada.
Deixe o seu comentário