Empresa de transporte sofrerá pesada multa do órgão ambiental
A agência local do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) informou que aplicará severas punições administrativas contra a transportadora carioca Multiambiental, cujo caminhão provocou um acidente ambiental no bairro do Cascatinha no último sábado, 28. O veículo transportava lixo hospitalar para ser incinerado na empresa Creamor, no Córrego Dantas. Segundo o órgão ambiental, embora esteja com a licença ambiental em dia, a transportadora teria cometido graves infrações previstas em lei, como a não utilização de equipamentos de segurança, equipes de socorro e erros crassos no roteiro do caminhão. O Inea também investiga a demora em ter sido dado o alerta do acidente no qual vazaram resíduos líquidos em um córrego afluente do Rio Cônego.
“A punição administrativa será de valor elevado”, disse ontem, terça-feira, um funcionário do Inea local que acrescentou ainda que a Polícia Civil também instaurou um inquérito criminal contra a empresa. O resultado deste inquérito, segundo ele, certamente será encaminhado futuramente ao Ministério Público para as devidas providências legais.
O Inea informou que o acidente provocou a contaminação ambiental no Cascatinha em volume ainda ignorado, “mas, com certeza, muito grande”. O líquido vazou do caminhão após uma válvula de pressão ter sido acionada na lateral do veículo. O material sólido foi posteriormente transferido para a empresa Creamar, no Córrego Dantas, onde foi incinerado. Segundo um funcionário do Inea que esteve no local, havia “bolsas de sangue, agulhas, caco de vidros e restos mortais” na carga do caminhão.
“O grande volume do córrego e dos rios friburguenses, neste caso, ajuda a diluir os resíduos líquidos de lixo hospitalar que vazaram no acidente. Mas, por precaução, o Inea já começou a fazer o monitoramento técnico do córrego e rios para aferir o grau de contaminação ocorrido”, disse a fonte do órgão ambiental.
* VER COLUNA COMPLETA EM 'BASTIDORES DA POLÍTICA - 1º DE FEVEREIRO 2012'
Deixe o seu comentário