Os interessados em participar de um circuito de palestras, debates e pesquisas sobre o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e biodiversidade que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoverá nos dias 16 e 17 de setembro, no Parque Estadual dos Três Picos, com sede em Cachoeiras de Macacu, tem só até hoje, 31, para se inscrever no Encontro Científico dos Três Picos no site do Inea (www.inea.rj.gov.br), onde pode ser baixado o formulário de inscrição. Mais informações pelo telefone (21) 2334-6207 ou através do e-mail encontrocientifico.inea@gmail.com.
A solenidade de abertura contará com a presença do vice-presidente do Inea, Paulo Schiavo Júnior; do diretor de biodiversidade e áreas protegidas (Dibap), André Ilha; da gerente de unidades de conservação de proteção integral, Patrícia Figueiredo de Castro; do chefe do serviço de planejamento e pesquisa, Eduardo Lardosa, e do chefe do Parque Estadual dos Três Picos, Theodoros Panagoulias.
A programação de palestras contará com abordagens sobre fotofisionomia do parque, conservação de orquídeas e bromélias, agricultura em áreas de conservação, síntese fundiária, levantamento da avifauna local, avaliação da comunidade de anfíbios, mamíferos, reintrodução do mutum do sudeste no parque, valores da conservação de áreas alagadas e biomonitoramento do estado ecológico do complexo hidrográfico Guapiaçu-Macacu.
O Parque dos Três Picos é a maior unidade de conservação e proteção integral do estado e abrange áreas dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim. O parque detém o maior índice de biodiversidade do estado reunindo cinco regiões hidrográficas importantes para o abastecimento público de água. Suas trilhas e locais de escaladas também integram um polo de ecoturismo.
Deixe o seu comentário