A Origem Incubadora de Empresas Inovadoras do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, campus da Uerj em Nova Friburgo, recebeu esta semana a visita de técnicos da Rede de Tecnologia do Estado (Redetec) e do Sebrae, que vieram à cidade apresentar dois programas firmados em parcerias entre as instituições: o Bônus Propriedade Intelectual (PI) e o Bônus Metrologia, ambos voltados para empreendedores individuais e para micro e pequenas empresas sediadas em território fluminense.
Segundo a coordenadora de projetos da Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia (Recipt), Ruth Epsztejn, o objetivo do Bônus PI é subsidiar, de 80% a 90%, as etapas de patenteamento e registro de marca, desenho industrial e software, até o valor de R$ 6 mil ao ano por empreendimento. Os serviços apoiados pelo programa incluem a busca no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, a redação dos pedidos e o acompanhamento do processo até a publicação.
Neste primeiro encontro, a coordenadora falou aos empresários vinculados à incubadora sobre como proteger seu produto/marca de possíveis reproduções e as vantagens de aderir ao programa, que também disponibiliza uma relação de escritórios de advocacia especializados e ainda núcleos de informação tecnológica de diferentes universidades credenciadas pela Redetec.
Ruth Epsztejn é também coordenadora de projetos Rio-Metrologia, ao qual está vinculado o Bônus Metrologia, que tem como objetivo facilitar o acesso e proporcionar a oportunidade de se obter qualidade e confiabilidade nos serviços de ensaios e calibrações em laboratórios conveniados e certificados pelo Inmetro. Por este programa, são subsidiados até 50% do valor orçado em um limite anual de R$ 2 mil. E como forma de melhorar a divulgação deste Bônus, a Origem organizará em maio uma palestra que será aberta a todos os interessados.
“O subsídio oferecido é uma excelente oportunidade para empreendedores e empresas protegerem suas marcas e consolidarem suas ações de diferenciação no mercado, pois quem tem um produto exclusivo, tem um maior valor a oferecer aos clientes” afirma a gerente da Origem, Lanice Fagundes. A incubadora se localiza na Rua Alberto Rangel, s/n, Vila Nova. Mais informações pelo telefone 2528-8300 (ramal 334) ou pelo e-mail origem@iprj.uerj.br.
Conheça os diferentes
tipos de proteção:
- Propriedade Intelectual: São todas as criações produzidas pelo intelecto humano.
- Patente: É a concessão territorial de exclusividade de comercialização de uma inovação que tenha aplicabilidade industrial no período de 20 anos.
- Registro de Software: É protegido pela Lei de Direitos Autorais. A importância do registro está no caso de um litígio ou da necessidade de licenciamento do algoritmo e comprovação de sua autoria.
- Registro de Marcas: É a concessão de exclusividade de uso da marca por 10 anos, prorrogáveis pelo mesmo período, assim como acontece no Registro de Desenho Industrial (Design).
Deixe o seu comentário