Incremento ao turismo: recursos para o calendário anual de eventos confirmados

Montante de R$ 4 milhões, distribuído em dois anos, é resultado de emenda parlamentar do deputado estadual Comte Bittencourt
terça-feira, 10 de março de 2015
por Márcio Madeira
Incremento ao turismo: recursos para o calendário anual de eventos confirmados
Incremento ao turismo: recursos para o calendário anual de eventos confirmados

Apesar da crise financeira que afeta o Brasil — e o estado do Rio de Janeiro em particular — o reforço no orçamento para incentivo à elaboração de um calendário anual de eventos para Nova Friburgo será mantido. A garantia foi dada na manhã de ontem, 9, pelo deputado estadual Comte Bittencourt (PPS), autor da emenda orçamentária, em reunião com o Convention & Visitors Bureau, prestadores de serviço e representantes da imprensa, do Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo (Codenf) e do trade turístico da cidade.

Apesar do severo corte de custos que deve ser posto em prática nos próximos meses em esfera estadual, a primeira parcela dos recursos, no valor de R$ 2 milhões previstos no orçamento 2015, foi assegurada recentemente pelo governador Luiz Fernando Pezão, em apoio ao desenvolvimento turístico regional.

Antes do encontro, Comte Bittencourt voltou a destacar a importância econômica do setor turístico local, que foi significativamente abalado pelas chuvas de 2011. "O turismo tem vital importância para a Região Serrana e é um forte gerador de empregos. Esse investimento garantirá a implementação de medidas capazes de revitalizar o setor”, argumentou o parlamentar.

Entre as pautas debatidas, mais uma vez teve destaque o excessivo número de pontos de fiscalização eletrônica ao longo da RJ-116, de acordo com estudo técnico já apresentado pelo próprio Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) aos vereadores friburguenses, contendo ainda a análise técnica de cada redutor de velocidade no trecho da rodovia entre Itaboraí até o bairro Ponte da Saudade. Da mesma forma, o encontro também serviu para reforçar a necessidade de investimentos municipais em estrutura e atividades complementares, a fim de que o calendário possa ser plenamente aproveitado e tenha condições de sustentar-se sem apoio governamental a partir de 2017.

A proposta inicial é de que as cinco principais festas com apelo turístico de Friburgo, como a Festa das Colônias, em maio; Festa da Flor, em setembro; Rota Cervejeira, em outubro; Festa da Truta, em novembro e Natal da Serra, em dezembro, sejam incorporadas ao calendário oficial de eventos de Nova Friburgo. Os nomes e as datas ainda podem sofrer alterações antes que uma versão definitiva seja divulgada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | investimento
Publicidade