Incêndio na mata exige combate durante várias horas

Área atingida, em Fazenda da Laje, teve vários focos, inclusive perto de residências, e bombeiros tiveram que voltar
sábado, 28 de julho de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
O fogo na mata (Fotos de leitores)
O fogo na mata (Fotos de leitores)

O Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo foi acionado por volta das 16h40 desta sexta-feira para combater um incêndio em uma área de mata no bairro Fazenda da Laje, entre os distritos de Conselheiro Paulino e Riograndina. Não há como saber exatamente o que causou o fogo, mas a área foi afetada por vários focos, inclusive perto de residências.

Os incêndios aconteceram perto de um haras e também próximo ao ponto final do bairro. Os bombeiros precisaram inclusive retornar após darem por encerrado o trabalho de combate ao fogo por encerrado, em virtude do aparecimento de novos focos. A ação se estendeu até 19h50, quando finalmente a equipe conseguiu extinguir as chamas em todas as áreas.

O trabalho do Corpo de Bombeiros torna-se mais complicado essa época do ano por conta do período de estiagem, que começa em julho e vai até outubro. Nesse período, a falta de chuva por tempo prolongado torna a vegetação seca e mais fácil de pegar fogo. Os ventos ajudam a espalhar as chamas. Assim, o que começa com a ação de limpeza de terreno ou queima de lixo, pode virar um incêndio de grandes proporções.

Vale ressaltar que provocar queimadas, seja colocando fogo em lixo ou em terreno baldio é crime, de acordo com a Lei de Crime Ambientais e implica em pena de um a quatro anos de prisão, além de multa.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: fogo
Publicidade