Inaugurada sala de leitura em Olaria

terça-feira, 26 de abril de 2011
por Jornal A Voz da Serra

A Secretaria Pró-Leitura inaugurou na segunda feira, 18, a Sala de Leitura Professor José Eustáquio, em Olaria, e ainda no mês de maio oferecerá  para a comunidade friburguense salas nos bairros do Cônego, Cascatinha, Córrego Dantas, Vargem Alta, duas em Riograndina (na Janela das Andorinhas) e urbana, e nos distritos de Amparo e São Pedro da Serra.

Às 10 horas houve a inauguração oficial, com a presença de ilustres representantes da sociedade friburguense, entre elas Dirce Montechiari e a família do Professor José Eustáquio, justamente homenageado com o nome da sala — já que foi o educador quem montou a primeira biblioteca comunitária de Nova Friburgo, custeando todas as despesas, lecionando e orientando pesquisas dos usuários e no próprio bairro de Olaria.

 A inauguração da Sala de Leitura Professor José Eustáquio — com um acervo de mais de 2.500 livros, dos mais diversos gêneros literários — contou com a presença de inúmeras crianças que, durante todo o dia, participaram de shows de contação de história com Álvaro Ottoni e a equipe de artistas da secretaria — Gabriela Ribas, Solange Montechiari, Léo Abelha, Jefferson Cunha e Silvia Araújo.

 A Escola Municipal Professor Messias Teixeira abrilhantou a festa com a presença de 112 alunos de primeira a quarta série que se deliciaram com as apresentações e ainda receberam de presente livros, pirulitos e flores — e como a maioria é moradora do bairro de Olaria, uma clientela em potencial se fez ali presente.

— Temos acervo suficiente para montar salas de leitura em todos os bairros e distritos sem que a nossa biblioteca municipal perca o título recentemente adquirido de maior biblioteca do estado, graças à doação recente de 50.000 livros por parte do movimento educacionista e do grupo brasiliense de combustíveis, Gasol. Assim como se diz ‘que todo o artista tem que ir aonde o povo está’, o livro tem que ir também de encontro ao povo, daí a razão de ser do nosso projeto que saiu do papel para virar programa, Uma Sala de Leitura em Cada Bairro. Com isso ainda estamos oferecendo às comunidades mais oportunidades de estudo e pesquisa perto de suas casas, sem que seja necessário maiores deslocamentos. Assim, as associações de moradores interessadas em contar com bibliotecas em seus bairros, nos procurem, porque nos faremos presentes logo que solicitados — afirmou o escritor e secretário Pró-Leitura, Álvaro Ottoni. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade