Inauguração de creche no Centro reverencia a memória de padre jesuíta

quarta-feira, 22 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Filho de peruanos, o padre Yabar nasceu em Cusco, em 11 de outubro de 1856
Filho de peruanos, o padre Yabar nasceu em Cusco, em 11 de outubro de 1856

A Prefeitura de Nova Friburgo inaugura nesta sexta-feira, 24, a creche municipal Padre Luiz Yabar, na Avenida Rui Barbosa, 223, no Centro. A unidade (antiga creche Girassol) vai funcionar em um prédio novo, bem amplo e moderno construído sobre pilotis. A ampliação da creche era uma antiga reivindicação dos friburguenses devido à crescente demanda de vagas em creches no entorno do centro da cidade.

A nova creche terá o nome do padre jesuíta Luiz Yabar e a indicação relembra a memória do religioso, tido como um dos grandes responsáveis pela construção do imponente prédio do Colégio Anchieta, situado a poucos metros da nova creche. A homenagem ao padre  Yabar foi proposta por Jane Ayrão, do Colégio Anchieta, e pelo secretário municipal de Educação, Renato Satyro. 

Em seguida, a sugestão foi apresentada na Câmara de Vereadores na sessão específica em comemoração aos 130 anos do Anchieta pelo vereador Marcelo Verly, presidente da Comissão de Educação do Legislativo friburguense, e aprovada por todos os vereadores e elogiada por Satyro.

Essa, no entanto, não será a primeira vez que o padre Yabar será reverenciado em Nova Friburgo dando nome a unidades educacionais da rede pública. O bairro Olaria já sediou a antiga Escola Municipal Padre Yabar. Na época, o terreno do educandário foi adquirido pela antiga fábrica Torrington, que ali estendeu suas instalações, propondo-se a construir outra escola em um novo lugar. Com a mudança, a nova escola (o atual Colégio Estadual Canadá), no entanto, passou a homenagear o país de origem da indústria.

“Nos sentimos gratificados com essa homenagem, pois o padre Yabar foi um homem muito ativo, de importância não só para o Colégio Anchieta, que ajudou a construir, mas também para Nova Friburgo. Aliás, o nome dele está ligado, inclusive, às origens do futebol no Brasil”, conta o padre Toninho Monnerat, diretor geral do Colégio Anchieta.

A diretoria do Anchieta estará presente à inauguração da nova creche, às 10h. Em seguida, as autoridades irão visitar o corredor histórico do Colégio Anchieta, onde situa-se a biblioteca, a sala de aula retrô, as sala de música e nobre, a capela Mater Pietatis e a reconstituição do quarto do padre Yabar.
 
Um pouco da história do padre Yabar

Filho de peruanos, o padre Yabar nasceu em Cusco, em 11 de outubro de 1856. Ainda jovem foi para um seminário em Roma, onde fez seus primeiros estudos. Lá conheceu a Companhia de Jesus e decidiu se juntar a ela para se tornar um jesuíta. Foi, então, enviado para a França, na cidade de Chateaux des Alleux, para fazer seu noviciado. Mas antes que terminasse seus estudos, os jesuítas foram expulsos da França, e Yabar foi enviado ao Brasil como professor no Colégio São Luiz, que na época funcionava em Itu-SP. 

Em 1884, ele retornou à Roma, onde terminou seus estudos de Teologia, e se ordenou sacerdote em 13 de agosto de 1887. Yabar voltou ao Brasil em 1888 e, por diversas vezes, foi reitor dos colégios São Luiz, já funcionando em São Paulo e Anchieta, em Nova Friburgo, onde acompanhou o início e o término da construção do atual prédio principal.

Como reitor do Colégio Anchieta, fundou a primeira 1ª revista colegial “Aurora Collegial”, além de receber Ruy Barbosa como paraninfo de turma. Em Nova Friburgo, dedicou-se também à pastoral do atendimento espiritual. Fundou “a Associação das Mães Cristãs” e foi diretor da Pia União das Filhas de Maria do Colégio das Dores. Padre Yabar morreu em Nova Friburgo aos 85 anos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Colégio Anchieta
Publicidade