Importância de A Voz da Serra destacada em sessão na Câmara

Jornal recebeu moção de louvor pela passagem de seus 70 anos. Evento contou com a presença do deputado estadual Wanderson Nogueira
sexta-feira, 10 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Em sessão solene, Câmara homenageia A Voz da Serra (Amanda Tinoco/A Voz da Serra))
Em sessão solene, Câmara homenageia A Voz da Serra (Amanda Tinoco/A Voz da Serra))
Os 70 anos de fundação do jornal A VOZ DA SERRA, completados no dia 7 de abril, foram o tema da sessão solene realizada na Câmara Municipal de Nova Friburgo na noite da última quinta-feira, 9. Proposta pelo vereador Marcelo Verly e aprovada por unanimidade pela casa, a sessão contou com a presença da direção e equipe de funcionários do jornal, além de representantes de entidades culturais e da sociedade civil. 

Jornalistas e parlamentares atuam em prol da sociedade e têm o papel de fiscalizar e apurar irregularidades
Marcada por uma série de discursos sobre a importância de A VOZ DA SERRA para a integração, o desenvolvimento e a solução de problemas do município, a sessão foi pontuada por lembranças do saudoso diretor do jornal, Laercio Rangel Ventura, falecido em fevereiro de 2013. O vereador Pierre Moraes, que iniciou sua trajetória profissional em 1996 como repórter do jornal, ressaltou a confiança que Laercio depositou nele.

O deputado estadual Wanderson Nogueira, que assina a coluna Observatório, também relembrou com carinho “o mestre” Laercio Ventura. “Me considero um de seus discípulos”, disse ele, acrescentando que o jornal é testemunha e principal biógrafo do cotidiano de Nova Friburgo. “Mas é importante observar que o jornal não somente retrata a história, mas também faz história”, observou ele. 

O atual vice-diretor de A VOZ DA SERRA, Gabriel Ventura Braga, falou sobre os desafios de editar um jornal diário e exaltou a longa relação de confiança estabelecida entre o jornal e a Câmara. Gabriel também estabeleceu uma comparação entre a função do jornalista e do vereador, defendendo o papel fiscalizador do Legislativo, sobretudo através da aprovação de requerimentos de informação. “Jornalistas e parlamentares atuam em prol da sociedade e têm o papel de fiscalizar e apurar irregularidades”, comentou ele.

Moção de louvor é entregue à direção

O bom relacionamento entre o Legislativo e A VOZ DA SERRA também foi destacado pela diretora Adriana Ventura, lembrando que o velório de seu pai Laercio foi realizado na casa. Ela também recordou as várias homenagens prestadas pela Câmara ao jornal, como a realizada há 10 anos por ocasião dos 60 anos do veículo, também proposta por Marcelo Verly. As mudanças implementadas no veículo em sua gestão, como a valorização da seção A Voz dos Leitores, foram citadas por Adriana, que fez um agradecimento especial à equipe atual e passada. “Agradeço a todos que passaram pelo jornal. As mudanças acontecem e são um caminho natural das empresas modernas, mas nossa premissa continua sendo o respeito aos assinantes e aos nossos leitores”, disse ela.

A rodada de discursos foi encerrada pelo vereador Marcelo Verly, autor da proposta da sessão. Em sua fala, o parlamentar lembrou a influência do periódico em sua trajetória pessoal, desde a influência da coluna que assinou na década de 90 sobre o início de sua vida pública, passando pelo papel desempenhado pelo jornal na defesa do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, onde leciona e é coordenador, e culminando com os registros de falecimento de seu pai e do nascimento de seus dois filhos. Por fim, Verly destacou a importância histórica do momento, afirmando que ele será retratado daqui a meio século na coluna “Há 50 Anos”, publicada semanalmente nas páginas do jornal.

Em seguida, uma moção de louvor à direção e equipe de A VOZ DA SERRA foi entregue pelo presidente Marcio Damazio a Adriana e Gabriel. “Esses 70 anos são um marco histórico para o jornal e só vêm a atestar seu conteúdo confiável e verdadeiro. Parabéns à direção e toda equipe de funcionários e jornalistas de A VOZ DA SERRA”, disse ele.

Foi uma noite de reconhecimento e reverência ao jornal mais tradicional da Região Serrana, sempre comprometido com a ética, a isenção e a verdade dos fatos. Estiveram presentes à reunião a trovadora Elisabeth Souza Cruz; o assessor de imprensa da banda Euterpe Friburguense, Girlan Guilland; o fundador do Grupo Gama, Julio Cezar Seabra Cavalcanti; o representante do Conseg, Sérgio Seixas, entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: CMNF | A Voz da Serra | Homenagem | Laercio Ventura | GAMA | Marcelo Verly | Marcio Damazio | professor pierre | Wanderson Nogueira
Publicidade