Imperatriz de Olaria lança enredo em homenagem a Martinho da Vila

Primeira feijoada do ano contou com convidados de honra e muita alegria
segunda-feira, 15 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Martinho da Vila é o enredo da Imperatriz de Olaria em 2016 (Divulgação)
Martinho da Vila é o enredo da Imperatriz de Olaria em 2016 (Divulgação)

A escola de samba Imperatriz de Olaria promoveu sua primeira feijoada do ano no domingo, 7, quando recebeu o carnavalesco e comentarista da TV Globo, Milton Cunha, e o radialista Roberto Canázio, da Radio Globo. Acompanhado pela princesa da Portela e do carnaval do Rio, Bianca Monteiro, e representantes da Loja Babado da Folia, Milton Cunha promoveu uma tarde de muita alegria, lançando seu livro “Carnaval é Cultura” e falando sobre os seus 25 anos de carnaval. As escolas coirmãs friburguenses e vários representantes do samba de Nova Friburgo marcaram presença no evento, e acompanharam uma homenagem do eterno mestre-sala Eduardinho Rodrigues ao ilustre visitante. A feijoada ficou por conta do mestre Sílvio Cadeira e sua equipe.

No mesmo dia foi lançado o carnaval 2016 da vermelho e branco, com o enredo “A Coroação do Príncipe Negro na Corte da Imperatriz”, uma homenagem ao cantor e compositor Martinho da Vila. A festa contou com roda de samba comandada por Ezequiel do Cavaco e foi encerrada com todos os segmentos da escola, sob a voz do intérprete oficial Kaísso e apresentação da bateria comandada por mestre Fred.

A Coroação do Príncipe Negro na Corte da Imperatriz

 “Meu destino eu moldei

Qualquer um pode moldar

Deixo o mundo meu rumar

Para onde eu quero ir...”

Martinho da Vila

Em 2016 a Imperatriz de Olaria, escola de samba do bairro mais populoso de Nova Friburgo, estará completando 40 anos. E como não poderia deixar de ser, vai ter festa para comemorar quatro décadas de muito samba, cultura, paixão e união da comunidade e todos aqueles que admiram e reverenciam a escola.

E a festa terá um convidado especial: Martinho José Ferreira. Para quem não conhece, é o consagrado Martinho da Vila, ícone do carnaval carioca e pioneiro na difusão e no intercâmbio das culturas brasileira e africana. Esse convidado especial foi agraciado com a honraria de ser o enredo da escola em 2016, por defender um dos pilares do desenvolvimento de um povo e de um país: a cultura. 

E como a Imperatriz de Olaria tem também a finalidade de difundir cultura é que seus integrantes resolveram construir um enredo lúdico-imaginário, um conto literário envolvendo a comunidade — o “Reino de Olaria” —, a agremiação — personificada na soberania deste reino, a “Imperatriz” — e o convidado — Martinho da Vila, coroado “Príncipe Negro”, por ter prestado inúmeros serviços à divulgação da cultura brasileira na África e da cultura africana no Brasil.

“E assim nosso conto irá encantar a todos e todos serão convidados para essa festa onde, em plena passarela do samba, viajaremos pelo imaginário mundo e, juntos, no nosso desfile, todos poderão participar com seus aplausos, gritos de alegria e muita emoção da ‘Coroação do Príncipe Negro na Corte da Imperatriz’. Esse será o nosso carnaval”, diz o presidente Ricardo Alves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: escola de samba | Imperatriz de Olaria | feijoada | radialista | princesa | Portela | carnaval | Rio de Janeiro | folia
Publicidade