Neste dia 27, às 21h, na TV Zoom (canal 10 do sistema RCA), o programa Hora Técnica debate o tema “O impacto das chuvas de janeiro sobre solos, produção e comercialização agrícola em Nova Friburgo”, tendo como participantes o engenheiro agrônomo José Carlos Siqueira, coordenador da Câmara Técnica de Agronomia, e Luis Cláudio Rosa, coordenador do Mercado do Produtor. A intermediação será feita pelo jornalista Paulo de Carvalho.
O 3º distrito de Nova Friburgo, expressiva zona de produção agrícola do município, foi uma localidade bastante atingida pelas fortes tempestades que em janeiro assolaram a Região Serrana. As enchentes e deslizamentos de terra desfiguraram a paisagem e cobriram várzeas cultivadas e casas de lama e areia, ocasionando perdas que chegaram a cerca de 80% dos cultivos, devido à destruição de postes de distribuição de energia elétrica, inutilização de bombas e sistemas de irrigação, obstrução de estradas impedindo a mobilidade e escoamento da produção, além da própria produção de legumes e hortaliças.
O governo estadual imediatamente definiu um auxílio em dinheiro para os agricultores atingidos e ações de recuperação foram sugeridas. Em março membros da Comissão de Agricultura da Alerj fizeram uma visita técnica para avaliar solos e estudar soluções para a recuperação dos terrenos agrícolas, cujos resultados serão repassados aos prefeitos dos municípios atingidos. Na ocasião foi constatada a presença de maquinário paralisado para reabertura de estradas vicinais e outras iniciativas, enquanto agricultores, por iniciativa própria, utilizavam seus equipamentos para retomarem acesso aos cultivos e criar caminhos para o escoamento da produção. Afinal, foi grande o impacto na comercialização agrícola, afetando bastante o movimento do Mercado do Produtor da Ceasa, em Conquista.
Para enfrentar estas questões, a Secretaria Estadual de Agricultura decidiu por uma ação integrada e conta com organizações como Emater e Pesagro, que muito podem contribuir nas ações de recuperação dos terrenos atingidos. O debate em torno destas questões será destaque no programa da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf). Para fazer perguntas ao vivo é só ligar 2519-2003. Para saber mais sobre a Aeanf, enviar sugestões ao programa ou esclarecer dúvidas acesse www.aeanf.org.br ou envie e-mail para aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário