IML de Nova Friburgo corre o risco de fechar as portas

A partir de setembro, unidade contará com apenas três médicos legistas para atender nove municípios
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
por Karine Knust
IML de Nova Friburgo corre o risco de fechar as portas

O Instituto Médico Legal de Nova Friburgo (IML) pode parar de funcionar já no próximo mês. O motivo seria a diminuição no quadro de funcionários da unidade. Desde o primeiro semestre deste ano, apenas quatro médicos legistas compõem a equipe que atende Nova Friburgo e outras oito cidades da região. Como consequência do quadro reduzido de funcionários, todos os atendimentos aos sábados e domingos foram transferidos para o IML de Teresópolis. 

O problema maior, no entanto, é que a partir da próxima semana um dos médicos da equipe irá se aposentar e, até o momento, não há sinal de novas contratações. “Tradicionalmente, o IML possuía nove médicos legistas. Mas nos últimos anos esse quadro foi diminuído para cinco profissionais. A demanda ainda era bem grande, mas o atendimento era feito. No entanto, em maio, um dos médicos foi transferido para outra unidade. Com quatro legistas a situação ficou bem debilitada e foi preciso fazer um acordo com o IML em Teresópolis para que os atendimentos de fim de semana fossem feitos lá. O agravante é que a partir do dia 1º de setembro (quarta-feira que vem), um desses quatro médicos restantes vai se aposentar. O estado sabia que teríamos uma aposentadoria este ano e, mesmo assim, transferiu um de nossos médicos. Uma equipe com apenas três profissionais é totalmente inviável”, afirmou um funcionário que preferiu não se identificar. 

O imóvel onde está instalado o IML de Nova Friburgo foi inaugurado em maio de 2013, ao lado da 151ª Delegacia Legal, na Avenida Presidente Costa e Silva. O espaço conta com salas de necropsia, câmaras frigoríficas, clínicas médicas e laboratórios para abrigar os equipamentos de perícia técnica e medicina legal. 

Na unidade também são feitos exames de corpo de delito e integridade física. A unidade chega a realizar ao menos 600 atendimentos por mês. Além de Nova Friburgo, o IML atende os municípios de Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes.

“Várias unidades do IML no estado já fecharam. Os médicos legistas são contratados por concurso público, mas isso não acontece há seis anos. Sabemos que esse problema não é de fácil resolução, mas nossa unidade é a maior em extensão de atendimento do estado do Rio de Janeiro. Com três funcionários será impossível atender a demanda. Se não houver aumento no quadro, não vejo outro futuro a não ser o fechamento da unidade. Essa situação afeta e muito a comunidade. Além do inconveniente da distância, o familiar precisará arcar com as despesas do translado para acompanhar perícias”, acrescenta o funcionário. 

Em nota, o Departamento Geral de Polícia Técnico Cientifica da Polícia Civil afirmou que há um estudo em andamento envolvendo as unidades do estado, em razão do cenário atual de contingenciamento financeiro. O departamento ainda informou que o IML de Nova Friburgo está funcionando normalmente e, no momento, não há previsão de fechamento. 

“Quanto ao quadro de peritos legistas, se faz necessária a contratação de novos profissionais. A Polícia Civil tem envidado esforços junto à Secretaria estadual de Segurança Pública (Seseg) e ao governo do estado para a realização de novo concurso público para ingresso no cargo”, finalizou o órgão.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade