IML de Friburgo terá sala lilás para atendimento diferenciado a mulheres

Espaço mais humanizado será destinado às vítimas de violência doméstica, sexual, por homofobia e interpessoal
terça-feira, 01 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O projeto  foi apresentado em cerimônia no gabinete do prefeito Renato Bravo (Foto: divulgação)
O projeto foi apresentado em cerimônia no gabinete do prefeito Renato Bravo (Foto: divulgação)

 A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou esta semana a implantação, em breve, de um espaço diferenciado para o atendimento a mulher no Instituto Médico Legal (IML) do município, que funciona na Avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Vila Nova, ao lado da 151ªDP e do quartel do 11ºBPM.Trata-se da Sala Lilás, onde as vítimas de violência doméstica, sexual, por homofobia e interpessoal, terão um atendimento reservado e humanizado para avaliação pericial dos protocolos de saúde exigidos por lei.

O prefeito Renato Bravo apresentou o projeto em cerimônia em seu gabinete com a participação da secretária municipal de Assistência Social Direitos Humanos e Trabalho, Cláudia Mara Barbosa; da coordenadora do Centro de Referência da Mulher (Crem), Luciana Silva, e da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Helena Piragibe.

A Sala Lilás é fruto de uma parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, envolvendo equipes das secretarias municipais e estaduais. No novo espaço, apenas profissionais mulheres, com a devida qualificação, irão atuar no amparo às vítimas de violência. No Estado do Rio já existem duas salas em funcionamento. Os municípios de Petrópolis e Niterói são os próximos a serem dotados de uma Sala Lilás em seus IMLs após Friburgo. 

A secretária municipal de Assistência Social, Cláudia Mara, falou sobre o próximo passo: “Vamos agora marcar novas reuniões, para que possamos fazer o termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça, Secretaria de Saúde do município e Secretaria Estadual de Saúde. Nossa busca é por potencializar a rede de mulheres da cidade trazendo este carinho, que a Sala Lilás proporcionará na hora do atendimento em um momento de fragilidade e para que todos se sintam mais à vontade. Assim poderemos melhorar o nível de notificação e identificação dessa violência contra a mulher em nosso município que já vem acontecendo há muitos anos graças há muitos trabalhos da sociedade civil e, agora, com apoio do poder público”, observou Cláudia Mara. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade