II Fórum de Educação acontece nesta quinta-feira

O evento será gratuito e contará com a participação de nomes internacionalmente conhecidos na arte, educação e cultura
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
O evento será no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura (Foto: Amanda Tinoco)
O evento será no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura (Foto: Amanda Tinoco)

Organizado pela Associação Educacional São José, o II Fórum de Educação acontece nesta quinta-feira, 19, às 16h, no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, e contará com nomes conhecidos da arte, educação e cultura, como Fabio Ema, o mais antigo grafiteiro do Rio, e Denisa Berbert, friburguense renomada por participar de exposições em Paris e na Alemanha, além de ter o nome incluído no Guia Internacional de Artistas Contemporâneos.

A entrada do evento é totalmente gratuita, mas para uma melhor organização os interessados devem fazer a inscrição antecipadamente pelo site da Associação — http://www.cpvsaojose.com.br — ou na hora, no próprio teatro, ou ainda pelo telefone 2580-3424. É indicado que os participantes cheguem antes do inicio do fórum para retirar os ingressos. A bilheteria do Teatro Municipal estará aberta a partir das 15h30. No final do evento, todos receberão certificado de participação para fins acadêmicos.

Sobre os artistas

Fabio Ema nasceu e começou seu trabalho na cidade de São Gonçalo. É um grafiteiro renomado no cenário da arte urbana no País e exterior, é o mais antigo grafiteiro do Rio.

Seguindo sua ideologia a sua primeira exposição individual teve o cunho social de disponibilizar para jovens atividades técnicas de grafite e artes visuais. Fabio Ema implantou sete escolas de grafite em comunidades do Rio de Janeiro, tais como Mangueira, Manguinhos, Salgueiro, Santa Teresa, São Gonçalo e outras.

Ativista social, criou painéis em locais públicos em todas as capitais brasileiras. Atualmente é o mentor da organização não governamental F.A.C. – Fábrica de Arte e Cidadania, que representa uma geração de grandes artistas urbanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nas artes plásticas, tem como matéria-prima essencial o spray e computadores ligados a projetores, onde cria a magia das artes plásticas junto à tecnologia. Como cenógrafo, construiu cenários para grandes nomes da música brasileira como O Rappa, Ponto de Equilíbrio, O Teatro Mágico e Start Rap.

Denise Berbert nasceu em 1965 em Nova Friburgo e desde criança já se arriscava entre tintas e telas. No início da década de 80, Denise passou a ter aulas com o artista plástico e cenógrafo Luciano Maurício. A partir daí sua paixão pela arte foi além da produção somente.

Dedicou-se às ilustrações que desenvolveu para diversos meios, aprofundou-se nos estudos e formou-se Arte-Educadora pela Facen-Niterói. Lá se vão 29 anos de conhecimento e contribuição tanto na vida acadêmica, quanto coordenando projetos, oficinas e ministrando inúmeras palestras de Arte e Cultura. Em 2007 a artista foi contemplada com o prêmio Galdino do Valle pelo conjunto do seu trabalho.

Em 2008 Denise retorna a Niterói, e em 2012 participa da Casa Design. No ano de 2013, a convite do designer Gilson Martins, ambos embaixadores do que há de melhor do Rio de Janeiro, Denise expôs com sucesso em Ipanema. "Pontos e Postais" era o tema de ode ao Rio de Janeiro.

Após o sucesso obtido em vendas e visitação, Denise foi convidada a participar de exposições no Carrousel du Louvre, Paris, e na galeria Schau-Art, em Wesel, Alemanha. Seu nome está incluído no Guide Internacional de Artistas Contemporâneos.

TAGS: Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura
Publicidade