II Festival Intercolegial de Música do CNSD já tem os jurados escolhidos

segunda-feira, 20 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Está chegando o festival de música do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD). Em sua fase final de preparação, o evento está sendo aguardado com muita expectativa por jovens amantes da música. São 16 canções de diferentes escolas a serem apresentadas na noite de 25 de setembro, próximo sábado, no ginásio do Colégio Nossa Senhora das Dores (Rua Monsenhor Miranda, 100, Centro). Quem desejar obter mais informações sobre o festival pode se dirigir à secretaria do CNSD ou ligar para 2522-1300.

Para avaliar as canções do II Festival Intercolegial de Música Egberto Gismonti, um júri composto por personalidades da área foi escolhido pela organização, para julgar os intérpretes e suas bandas, a criação e a interpretação dos participantes. Veja quem formará o corpo de jurados:

Salvador da Roza Canto Netto - Iniciou seus estudos musicais aos 18 anos, se dedicando especialmente à harmonia funcional e à teoria musical, dando-lhe bagagem para atuar como compositor, sua maior paixão. Foi pioneiro no Brasil na utilização e propagação da música digital. Produziu e lançou três CDs de rock com a banda Asa de Luz, criação sua com um grupo de amigos e que por mais de 20 anos encanta crianças, jovens e adultos com o seu repertório e com a qualidade de seu trabalho musical. A maioria das composições da banda é de sua autoria. Seu último CD, Empty Space, bastante intimista, contou com a participação de renomados músicos do cenário nacional.

Paralelamente ao Asa de Luz, Salvador assinou a composição de diversos jingles e vinhetas para a TV SerraMar. Especialista em vídeo digital, fundou a TV Zoom, onde atua como diretor e apresentador de programa de gastronomia. Hoje está à frente da banda Cinema Som, prometendo para 2011 o lançamento de espetáculo multimídia, juntando cinema e rock. Participou de muitos festivais de música, ganhando prêmios em muitos deles. Salvador é um entusiasta dos festivais.

Jozi Luka - Cantora, compositora, licenciada em música e professora de arte. Sua experiência registra cursos de trilha sonora para cinema e produções artística e executiva. São de sua autoria os arranjos dos CDs Intacta e Cor a Mais. Estudou canto lírico no Conservatório Brasileiro de Música e passou pela Escola de Música Villa-Lobos. Foi a única compositora brasileira selecionada e finalista para o prêmio de música Alcatel, em Portugal. Também foi selecionada para o prêmio de música TIM na categoria revelação em 2003.

Gravou, entre outros, o CD Winter Romance, lançado no Japão, em 1992. Teve participação em CDs de Roberto Menescal, Emílio Santiago, Maria Creuza, Carlos Lyra, Rosa Maria Collen, Danilo Caymmi e em songbook de Dorival Caymmi. Ainda participou em festivais interpretando Fátima Guedes, Moacyr Luz, Aldir Blanc, Roberto Menescal entre outros. Fez parte do Projeto Aquarius, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do Maestro Isaac Karabtchevsky.

Geraldo Rangel Ventura (Teleco) - Desde muito cedo já tocava em bailes, com o conjunto Os Mamutes. Integrou outras bandas para participações em festivais em toda região, obtendo premiação em todos eles. Em 1980 formou a banda Ramiszerezeu. Tamanha foi a importância deste conjunto que, hoje, a maioria de seus participantes vive de música. Passou a integrar a banda Mel da Terra e uma das coisas que evidencia em sua vida musical é a composição, principalmente de jingles.

Teleco trabalhou com quase todos os diretores de teatro de Nova Friburgo, integrando, atualmente, o grupo Gama, atuando como diretor musical. Musicou diversas peças infantis, como Em busca da água prometida, Os Saltimbancos, Fantasia à moda de Clara, e outras. É orientador musical e teatral no Centro Espírita Eternidade, onde tem uma banda formada com jovens da comunidade, denominada Evolução. Hoje divide seu tempo entre o teatro e as composições, além de divulgar o CD Teatrando, lançado em 2006.

Lanúzia Inácio Pimentel - Graduada em música pela Universidade Candido Mendes e em pedagogia pela Faculdade Santa Dorotéia e pós-graduada em psicopedagogia institucional, fez curso técnico de música na habilitação de técnico em instrumento – piano –, na Academia de Música Lorenzo Fernandez. Participou de diversos outros cursos em sua área de atuação: regência, flauta doce, violino e o curso de canto, realizado pela Escola Espaço das Músicas e pelo Conservatório Brasileiro de Música.

Lanúzia atuou como regente de corais para o público infanto-juvenil e adulto nos colégios Modelo e Anchieta; em instituições como a Escola de Música Campesina Friburguense e Universidade Estácio de Sá e em diversas igrejas da região. Foi professora de música em projetos sociais, em escolas de música e ainda o faz em escolas da rede pública estadual de educação e no Grêmio Português de Nova Friburgo. Entre seus trabalhos de destaque, a direção e produção musical do espetáculo 60 - O Musical, que recebeu o prêmio de melhor espetáculo do Festival de Teatro do Rio de Janeiro em 2010.

Alfredo José Monteiro da Cunha - Formado em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música, licenciado em música sacra pelo Seminário Teológico Batista de Niterói e também em música pelo Conservatório Brasileiro de Música, é pós-graduado em musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música.

Alfredo atua como professor de canto, regente de diversos corais na cidade e professor universitário nas disciplinas de fala e voz e arte na educação na Faculdade Santa Dorotéia e na Uerj, campus Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade