A Comunidade Evangélica Luterana de Nova Friburgo vai estar em festa no mês de maio. Tudo por conta das comemorações pelos seus 190 anos de fundação, que serão completados no próximo sábado, 3. Para a data está programado um evento cultural, às 19h, na sede da instituição (Avenida Galdino do Valle Filho 1, Centro). A celebração vai contar com apresentação do Coro Lírico Acrópolis e Quinteto da Campesina.
As festividades prosseguem no domingo, 4, com culto liderado pelo presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, pastor Nelson Paulo Friedrich, seguido de almoço de confraternização. À frente da comemoração, o pastor Adélcio Kronbauer e a diretoria da Comunidade Evangélica Luterana, formada por Nádia Athayde (presidente), Áureo Luiz de Azevedo Góes (tesoureiro) e Dirce Saldanha (secretária).
História da comunidade luterana friburguense se confunde com a história do próprio município
A história da comunidade luterana se confunde em muitos de seus aspectos com a própria história social, política, econômica, religiosa e cultural de Nova Friburgo. Ela é fruto de um projeto imperial que viabilizou a imigração alemã para o Brasil em 1824. O contingente que chegou ao município no dia 3 de maio do referido ano trouxe consigo a novidade do protestantismo para a região e um povoamento maior do que o até então existente.
O processo de industrialização e modernização de Nova Friburgo também foi liderado por empreendedores de ascendência germânica no século passado. Os mesmos têm seus nomes registrados no rol de membros da comunidade luterana. "Atualmente, somamos forças com outras denominações no sentido de pregar uma mensagem de fé, esperança e amor, a fim de que as pessoas encontrem forças, bom ânimo ou consolo diante das situações diversas da vida”, ressalta a diretoria da instituição, que está confiante no sucesso das festividades deste especial aniversário.
Deixe o seu comentário