IFDM é tema do Hora Técnica hoje

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O programa Hora Técnica deste dia 16 (21h, TV Zoom, canal 10 do sistema RCA) trata do tema “Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal”, com a participação do engenheiro civil José Augusto Spinelli, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo (Aeanf) e do economista Guilherme Macedo Reis Mercês, diretor de Desenvolvimento Econômico da Firjan. José Augusto Spinelli é o anfitrião do programa e a intermediação do debate será feita pelo jornalista Paulo Carvalho.

Para auxiliar no planejamento para o desenvolvimento econômico e social, foi criado o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que objetiva acompanhar o desenvolvimento humano, econômico e social de todos os municípios brasileiros. O IFDM abrange todos os 5.564 municípios brasileiros, é feito com base exclusiva em dados oficiais, tem periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, sendo o único no Brasil com estas características.

O índice acompanha três áreas: emprego e renda, educação e saúde, para as quais analisa dados de diferentes fontes. Para o trabalho, utiliza como fontes a Caged e a Rais do Ministério do Trabalho e Emprego, com foco no mercado formal de trabalho; para a educação, utiliza dados do Edudata/Inep e Ideb/MEC, do Ministério da Educação, focalizando o ensino fundamental e a educação infantil, bem como a qualidade da educação; para a saúde, as fontes são o DataSUS/MS e o SIM/Sinesc, do Ministério da Saúde, com foco na atenção básica e no primeiro nível de contato da sociedade com o sistema de saúde.

O IFDM varia entre 0 e 1: quanto maior, melhor o desenvolvimento. Em 2007 resultados indicaram alta do IFDM Brasil para 0,7478 pontos. Isso equivale a um maior incremento na esfera da educação, com a média brasileira atingindo 0,7083; saúde, com tendência de melhoria, e emprego e renda praticamente estável. Assim, em 2000 apenas 0,9% da população brasileira vivia em municípios de alto desenvolvimento; este índice elevou-se para 31,4%, o que equivale a uma população de 56 milhões de habitantes, distribuída em 226 municípios.

O Hora Técnica abordará este tema, que considera relevante não só para a tomada de decisões pelas esferas oficiais, mas, principalmente, pela iniciativa privada – com destaque para os resultados obtidos por Nova Friburgo. Para fazer perguntas ao vivo é só ligar 2519-2003. Para saber mais sobre a associação, enviar sugestões ao programa ou esclarecer dúvidas acesse www.aeanf.org.br ou envie e-mail para aeanf@gigalink.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade