Ienf comemora 25 anos

terça-feira, 31 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Ienf comemora 25 anos
Ienf comemora 25 anos

Eloir Perdigão

A comunidade escolar do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) — educandário que substituiu a antiga Escola Estadual Ribeiro de Almeida — está em festa pelos seus 25 anos. A data transcorreu no dia 15 de maio, um domingo, e seguiram-se comemorações nos dias seguintes. Hoje, 31, será realizado um jantar festivo com os alunos do curso Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A diretora Cláudia Catrib Seixas está tratando do assunto desde o início deste ano com sua equipe. A professora de sociologia, Carolina Andrade, lançou um projeto sobre a comemoração dos 25 anos do Ienf e algumas festividades já estão sendo desenvolvidas desde então.

Na semana que se seguiu ao aniversário do Ienf, houve comemoração cívica pelos alunos do ensino fundamental. Já os alunos do curso de formação de professores apresentaram talentos do Ienf, constando dança e canto.

Outros eventos de cunho educativo-cultural têm sido produzidos, direcionados aos alunos. O professor e historiador Ricardo Gama (Rico), da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, abordou a questão do movimento estudantil em Nova Friburgo, o contexto histórico das mobilizações desde a década de 1950 até o movimento “Diretas Já”, envolvendo os alunos do primeiro ao quarto ano. Ao longo deste ano o projeto terá continuidade com outros temas — a serem debatidos internamente com os alunos, inclusive com diretores e professores que já atuaram no educandário.

Foram convidados professores que testemunharam a transição da antiga escola Ribeiro de Almeida para o Ienf. A diretora Cláudia destaca que a equipe do instituto hoje é formada por inúmeros ex-alunos do próprio Ienf — como ela própria, por exemplo, que foi da primeira turma de estudos adicionais do Ienf.

Para celebrar este aniversário também foram lançados dois concursos: o da musa dos 25 anos do educandário — cujo resultado ainda não foi divulgado — e do slogan dos 25 anos — que ainda está em julgamento, entre os três pré-selecionados. Ambos são realizações dos próprios alunos.

O Ienf hoje

O Instituto de Educação de Nova Friburgo atualmente funciona em três turnos: manhã, tarde e noite. Oferece aulas desde os anos iniciais do ensino fundamental, nas modalidades regular e educação da EJA. Na modalidade regular, o terceiro, quarto e quinto anos do ensino fundamental, e na EJA, terceira, quarta e quinta fases. É ministrado também o curso normal (formação de professores), no ensino médio, em dois regimes: de quatro anos e o integral — este último constituído por alunos que já fazem parte de uma nova matriz lançada pelo governo estadual: o aluno, ao entrar no Ienf com o intuito de ser professor, termina o curso em três anos, inclusive com disciplinas que não estavam disponíveis no curso anterior.

O Ienf tem 610 alunos matriculados. Com o tempo integral do curso normal, no entanto, esse número praticamente dobra. Levando-se em conta o número de alunos dentro do educandário nos períodos manhã, tarde e noite, somam-se mais de mil alunos.

O complexo

O Ienf funciona no belo prédio da Praça Dermeval Barbosa Moreira 15, no Centro, e é um dos cartões-postais da cidade, inclusive reformado recentemente. Na outra extremidade do imóvel, de frente à Rua Prefeito José Eugênio Müller, funciona hoje o Jardim de Infância Elisa Teixeira de Uzeda. Era a antiga educação infantil do Ienf que, no entanto, foi municipalizada há alguns anos, tendo o prédio sido cedido ao município.

Também integra o complexo do Ienf o Ginásio Celso Peçanha, que está sendo reformado pelo governo estadual. O espaço esportivo também pode ser usado pela comunidade, com diversas competições, mediante agendamento. Ainda não há previsão para conclusão do serviço de reforma. De acordo com o andamento da obra, a diretor Cláudia acredita que as atividades poderão ser retomadas no segundo semestre deste ano, já que é uma necessidade dos alunos. No entanto, as atividades físicas não foram interrompidas e, com um pouco de criatividade, fazem caminhadas e outros exercícios.

Prêmio

O Ienf está funcionando a todo vapor. A diretora Cláudia Catrib cita, inclusive, que no ano passado o educandário foi contemplado com a segunda maior nota das escolas estaduais em todo o estado no Enem, ainda durante a gestão da então diretora Sandra Pirazzo, quando Cláudia ainda era coordenadora pedagógica do curso normal. O prêmio foi um projeto pedagógico escolhido pela própria equipe.

A previsão é que este prêmio seja recebido em julho próximo, representando uma grande transformação no Ienf. Pelo projeto, o educandário terá “salas ambiente”, através de uma metodologia diferenciada. Haverá salas para química, física, língua portuguesa, matemática, uma para cada disciplina. Os alunos é que trocarão de sala e não os professores.

— Nós estamos tentando transformar o Ienf numa escola de ponta, no sentido de tecnologia, inclusive, com data-show, quadros inteligentes, e provavelmente no segundo semestre nossa escola já vai estar funcionando dessa forma — festeja Cláudia. E complementa: — O objetivo maior é pensar que é possível fazer um trabalho diferenciado na escola pública. Eu acredito na escola pública, acredito que isto é possível. E a gente luta para que o Ienf se torne cada vez melhor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade