Idosos poderão adquirir fraldas com mais facilidade

terça-feira, 17 de setembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Na sexta-feira, 13, o Instituto Vital Brazil e a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do governo estadual anunciaram a chegada do Cartão Cuidados Especiais. Nos próximos meses os idosos usuários do programa Farmácia Popular passarão a contar com o cartão e uma rede de mais de mil estabelecimentos comerciais para adquirir fraldas geriátricas e garantir que o insumo não falte em casa.

O Cartão Cuidados Especiais é um cartão de débito que será carregado com um crédito mensal. Ele será destinado apenas aos usuários que adquirem fraldas geriátricas no programa. Com ele não será mais necessário o deslocamento até uma das 19 unidades do estado, os idosos poderão comprar perto de sua residência ou outro lugar de sua escolha que tenha o selo Aqui Tem Farmácia Popular.

"Nós pensamos na mesma rede, pois os idosos já estão acostumados. A empresa que venceu a licitação receberá a lista de todos os estabelecimentos credenciados para se adequar”, afirmou Antônio Werneck, presidente do Instituto Vital Brazil. 

Foram meses de estudo acerca da problemática da falta de fraldas. O cartão foi pensado como uma alternativa devido a problemas com os fornecedores. "Como órgão do estado, ficávamos sempre presos a licitações e problemas com fabricantes e fornecedores. Agora, se não tem a fralda em uma farmácia, o idoso poderá comprar em outra. São mais de mil farmácias credenciadas”, disse Werneck.

A partir do mês de outubro quatro unidades farão o recadastramento piloto: Niterói, Petrópolis, Resende e Volta Redonda. A transferência do modelo atual para o cartão será feita de forma gradativa até o fim do ano. Os usuários serão recadastrados na própria unidade onde já compram suas fraldas. Outra novidade é que, em breve, a gestão dessa parte da Farmácia Popular será transferida para a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Porém, os usuários não sofrerão com essa transição.

"O modelo, criado há dez anos, já não suporta a demanda atual de 60 mil cadastrados. Além disso, as farmácias particulares oferecem maior comodidade em relação à flexibilidade de horários e funcionamento. Com isso, a fralda pode ser adquirida a qualquer momento, inclusive finais de semana e feriados”, ressaltou Marcus Vinicius Ferreira, secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. O cartão tem previsão de ser lançado em outubro e até o fim do ano todos terão o seu em mãos, já com crédito para uso.

Outra vantagem é o acompanhamento do programa. De acordo com o presidente do Instituto Vital Brazil, a empresa gestora do cartão emitirá relatórios sobre seu uso para a fiscalização e, em caso de três meses sem utilização, o cartão ficará inativo. "Fizemos uma triagem de quem comprou fralda, pelo menos uma vez, nos últimos 12 meses e percebemos que os cadastros ativos chegam a 30 mil. O atual sistema não dá baixa quando alguém deixa de utilizar o programa ou falece, a não ser que alguém leve o atestado de óbito. Também existem casos de uso temporário do insumo como por exemplo, em cirurgias”, explicou Werneck.

O Instituto Vital Brazil — www.vitalbrazil.rj.gov.br — é uma empresa de ciência e tecnologia ligada à Secretaria de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde. Fica sediado na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade