Idosos: Nova Friburgo é um bom lugar para eles?

terça-feira, 20 de agosto de 2013
por Eloir Perdigão
Idosos: Nova Friburgo é um bom lugar para eles? (Fotos: Lúcio Cesar Pereira e arquivos Novatur, LBV e Centro Social N. S. das Graças)
Idosos: Nova Friburgo é um bom lugar para eles? (Fotos: Lúcio Cesar Pereira e arquivos Novatur, LBV e Centro Social N. S. das Graças)

No dia 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso. A data foi criada pela ONU a fim de promover a qualidade de vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social, em razão da assembleia mundial sobre envelhecimento realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, pratique atividades produtivas, entre outras. Envelhecer não é um processo fácil. Muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não têm mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares. É comum idosos internados em casas de repouso para que familiares não tenham obrigação e cuidados com eles. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social.

No ano 2003 foi criado o Estatuto do Idoso para garantir que seus direitos sejam respeitados, como não ficar em filas, não pagar passagem de ônibus, descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde, vagas de estacionamento, dentre outras medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram. É preciso que sejam tratados com reverência e consideração.

Margarida Leão: Nova Friburgo é uma ótima cidade para os idosos

A MUNICIPALIDADE E O ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA – O lugar mais conhecido de Nova Friburgo para atividades da terceira idade é o Espaço de Convivência da Pessoa Idosa, anexo ao Clube de Xadrez, no Suspiro. É administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma série de atividades.

Na opinião da assistente social Margarida Leão, subsecretária municipal de Assistência Social, Nova Friburgo é uma "ótima cidade para os idosos”. Ela se convence disto pela estatística que aponta um índice de 14% da população composta por pessoas acima de 60 anos. Ela lembra que o clima é agradável (embora na época do inverno o frio seja mais intenso), o que propicia que muitas pessoas ao se aposentarem optem por morar na cidade, que atualmente tem alguma estrutura básica para atender aos idosos. 

Como principal opção de lazer oferecida pela municipalidade exclusivamente para os idosos, Margarida aponta o Espaço de Convivência, com uma série de atividades, como dança, ginástica, exercícios de musculação, artesanato, inclusão digital, palestras educativas, bingos e bailes, além de lanches, entre outras, tudo gratuito. Ela chama a atenção também para o aspecto cultural de Nova Friburgo, que beneficia a todos, inclusive os idosos. Prova disso foi o "boom” cultural do mês de julho passado. 

Aliás, está previsto na Política Nacional de Assistência Social que as prefeituras devem garantir a convivência comunitária a toda pessoa. Nesse aspecto ganha atenção especial o público da terceira idade, que ainda tem alegria de viver e cuida de sua saúde, participa de palestras e orientações sobre obesidade, doenças cardíacas, diabetes, para que todos tenham longevidade com qualidade.

Detalhe: apesar do Espaço de Convivência ser gratuito, de acordo com o princípio universal da Política de Assistência Social, toda e qualquer pessoa pode frequentá-lo. Imagina-se ser direcionado à população menos favorecida, que não tenha recursos para ir ao cinema, teatro, viajar, mas todas as suas atividades são oferecidas a todas as pessoas da terceira idade interessadas, para que tenham uma vida com alegria.​

RUAS E CALÇADAS DA CIDADE – Recentemente a atriz Beatriz Segal levou um tombo na cidade do Rio de Janeiro e machucou-se no rosto. Em Nova Friburgo o perigo também ronda a todos, devido ao estado de ruas e calçadas. Por isso mesmo, todo cuidado é pouco, não só para as pessoas idosas, como também deficientes, pessoas com algum tipo de próteses, como muletas e bengalas como auxílio para sua locomoção, senhoras com carrinho de bebê e distraídos. 

E aí vai um alerta de Margarida: o cuidado deve ser redobrado, principalmente as pessoas com mais de 60 anos, pois algumas têm fragilidade dos ossos (osteoporose) e um tombo pode significar uma lesão bastante complicada.

VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS – Esse é tema gravíssimo. Margarida Leão tem exposto o assunto por onde passa e chama a atenção de que Nova Friburgo não difere das demais cidades do Brasil quanto à violência contra idosos. "É algo assustador, não é pouca coisa; não são casos esporádicos; é um número muito elevado que temos de denúncias”, afirma.

As denúncias contra maus-tratos a idosos podem ser direcionadas ao Disque 100, telefone da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, em Brasília, que repassa a denúncia à Secretaria Municipal de Assistência Social, cuja equipe faz a averiguação do caso e responde com as providências tomadas. As denúncias ainda podem ser feitas no Conselho do Idoso (Rua José Tessarollo dos Santos, antiga Baronesa, 70, Paissandu) ou no Ministério Público.

VIAJAR É UM BOM NEGÓCIO – Nova Friburgo tem uma agência de viagens especializada em terceira idade. É a Novatur, de Fátima Macharet e Cristina Martins. Fátima trabalhou com o grupo de terceira idade Ser Feliz, durante 13 anos, na Sociedade Esportiva Friburguense e depois no Colégio Cêfel. E foi a partir da necessidade de passeios e excursões dos participantes e amigos que ela e Cristina formaram a agência há oito anos, com especialização na terceira idade (80% dos clientes).

Há pacotes para todos os bolsos. Os idosos viajam para diversas cidades e vão a teatros, exposições, museus e pontos turísticos, entre outras opções. São levados também por Fátima e Cristina a passeios dentro de Nova Friburgo, com atrativos igualmente muito apreciados. 

Já o turismo receptivo está prejudicado, observa Fátima, apesar dos esforços da sociedade, como o Convention & Visitors Bureau, Secretaria de Turismo e empresários, mas ainda está difícil atrair os turistas. Por enquanto, somente sob solicitação.

Apesar de algumas publicações elogiosas à gastronomia e ao parque hoteleiro, Fátima crê que outros atrativos deveriam merecer mais atenção, como a natureza, o teleférico (ainda parado) e o Parque de Furnas (que permaneceu aberto em caráter extraordinário), entre outros. Sobressai, nesse aspecto, por enquanto, o turismo de compras de moda íntima, diferenciado, quando os sacoleiros visitam a cidade mais a trabalho do que a passeio. "A gente tem muita coisa para ser trabalhada e divulgada e Nova Friburgo ainda peca muito na divulgação”, afirmou.​

OUTRAS OPÇÕES – Há bem pouco tempo não se podia abordar atividades para idosos em Nova Friburgo sem citar o Sesc, que chegou a ter um grupo da terceira idade referência em toda a cidade. Muita coisa mudou na instituição, porém a equipe continua se esmerando para atender comerciários e o público em geral, incluindo os idosos. Até o fechamento desta edição, porém, não conseguimos o retorno do contato para detalhar essas atividades.

Em Olaria, o bairro mais populoso de Nova Friburgo, os idosos têm atividades no centro comunitário da Legião da Boa Vontade (Avenida Júlio Antônio Thurler, 4), às quintas-feiras, das 14h às 16h30, com palestras educativas, passeios culturais e de lazer, oficinas de artesanato, entre outras atividades.

No Centro Social Nossa Senhora das Graças (Rua Maria d’Ângelo Magliano 74), que está completando 60 anos, os idosos têm à disposição aulas de alongamento, às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h e 18h30 às 19h30, com preço de manutenção de R$ 40. Paralelamente, em outros dias e horários, são oferecidas atividades de assistência social e saúde, educação e cultura e recreação e lazer, abertas a todas as pessoas, mas que têm no pessoal da terceira idade um grande número de frequentadores.​

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Dia Internacional do idoso | idoso | aposentado | aposentadoria | Nova Friburgo | terceira idade | cidade para idosos
Publicidade