Idioma estrangeiro também se aprende em banda de música

Parceria da Aliança Francesa e colônia suíça possibilita ensino de francês a músicos da Euterpe
sexta-feira, 25 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Músicos e alunos de música na aula inaugural
Músicos e alunos de música na aula inaugural

Uma parceria entre a Aliança Francesa de Nova Friburgo e a colônia suíça do município, respectivamente através da diretora Annette Bordage Bessa e do presidente Geraldo Thurler, proporciona desde a última semana um novo programa do ensino do idioma francês voltado para os jovens músicos e estudantes de música da sesquicentenária banda Euterpe Friburguense.

As aulas são semanais, sempre nas noites de terças e quintas-feiras, das 18h às 19h, e ministradas pela professora suíça Muriel Kussamaul, que desde 1° de julho está em Nova Friburgo. Ela é natural da Alsace e se mostrou muito animada com a missão de proporcionar o aprendizado do idioma aos jovens friburgunses.

Segundo Muriel, “há musicalidade na língua francesa e trabalhar o idioma com eles (os músicos) será ainda mais interessante”. Ela lembra que o mesmo empenho que os integrantes da banda estão acostumados com o aprendizado musical, seja teórico ou prático, e depois a perseverança nos estudos, deverá ser aplicado ao aprendizado do idioma. “Mas será mais fácil, temos meio caminho andado exatamente porque o idioma é como a música”, complementa, destacando a grande interação entre ambos.

“Um verdadeiro presente”

Empolgado com o início das aulas, o presidente da colônia suíça, Geraldo Thurler, destaca que essa é uma aspiração que ele vem perseguindo há algum tempo. Entusiasta do trabalho da Euterpe, Geraldo intermediou, no ano passado, a apresentação conjunta da Banda Militar Suíça com a Euterpe, no Teatro Municipal Laercio Ventura, e confessa que sonha promover o futuro intercâmbio dos jovens músicos euterpistas com a Suíça.

Acompanhado do maestro Nelson José da Silva Neto, o presidente da Euterpe, Paulo Benitez da Silva, fez questão de agradecer, em nome de toda a diretoria, o que considera um verdadeiro presente proporcionado pela Aliança Francesa e pela colônia suíça, destacando os esforços do presidente Geraldo, no sentido de buscar a aproximação com o consulado e a embaixada daquele país pioneiro da colonização friburguense.

Aulas de reforço

As aulas de francês também integram o esforço da diretoria da banda Euterpe, no sentido de proporcionar aos seus jovens músicos e estudantes da Escola de Música Maestro Samuel Antonio dos Santos atividades complementares, a exemplo das aulas de reforço de português (gramática e redação), bem como de teoria musical, respectivamente com a professora Sueli Iecker e com o professor e músico Tiago Vidal, visando o apoio para a participação em concursos e nos vestibulares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: euterpe | aliança | francês
Publicidade