O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira, 8, os resultados de 2015 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Criado em 2007, o índice é um indicador de qualidade educacional que combina informações de fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações, conceitos considerados essenciais para a qualidade de ensino.
Em Nova Friburgo, os números gerais ficaram um pouco abaixo das metas projetadas. No primeiro segmento do ensino fundamental (até o 5º ano) das escolas municipais, por exemplo, os alunos atingiram a nota 5,8 — a meta era 5,9. Já no segundo segmento municipal, também conhecido como anos finais (até o 9º ano), a nota atingida foi de 5,1 — a meta era de 5,4. Na Rede Estadual, a nota ficou 0,5 abaixo da meta de 5,0.
O indicador do Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb — para as unidades da federação e para o país — e a Prova Brasil — para os municípios.
Ranking por instituições de ensino
Além de avaliar as cidades de forma geral, o Ideb também estipula metas para as escolas municipais e estaduais individualmente. O melhor resultado entre os principais municípios da região ficou para uma instituição de Nova Friburgo, a Escola Municipal Vargem Alta, com nota 7,1, nos anos iniciais. Em segundo lugar na cidade, também em anos iniciais, ficou a Escola Municipal Miguel Raymundo de Moraes Bittencourt, no Cônego, com 6,8 e em terceiro lugar no ranking está a Escola Municipal Bernardo Pacheco, em São Geraldo, com 6,7.
No que diz respeito aos anos finais do ensino fundamental, também nas unidades municipais, o primeiro lugar ficou com a Escola Municipal Umbelina Breder de Queiroz, no Jardim Califórnia, com 5,6 — a meta era de 5,9. O segundo e terceiro postos ficaram com as escolas Odette Penna Muniz (5,5) e Ceffa Rei Alberto I (4,9), respectivamente.
Nas escolas estaduais, os melhores e piores resultados também foram em Nova Friburgo. O Colégio Estadual José Martins da Costa obteve 6,4, ultrapassando a meta projetada de 5,8. Logo depois, com 5,2, ficou o colégio Doutor João Bazet em segundo lugar e o Colégio Padre Franca, também com 5,2, em terceiro. A pior nota foi do Colégio Estadual Doutor Feliciano Costa, que obteve 2,9 — a meta era de 4,6.
Não há avaliação específica do indicador de qualidade educacional dos alunos do ensino médio por municípios. De acordo com o levantamento, de um modo geral, os alunos do ensino médio de todo o estado do Rio de Janeiro atingiram a nota de 3,6 — a meta era de 3,7.
Para ter acesso aos dados do Ideb 2015 e visualizar as notas de cada unidade escolar acesse o site http://ideb.inep.gov.br/resultado.
Deixe o seu comentário