Idealizadora do Proler se entusiasma com proposta de criação em Nova Friburgo da primeira Secretaria de Leitura do país

segunda-feira, 02 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Em plena tarde de muito sol e calor da segunda-feira de carnaval, 23 de fevereiro, enquanto do lado de fora se podia ouvir toda a animação dos acordes dos blocos de rua – o que obrigou a uma pequena pausa no encontro para que seus participantes pudessem conferir a euforia dos foliões – o prefeito Heródoto Bento de Mello recebeu em seu gabinete no Palácio Barão de Nova Friburgo a professora Eliana Yunes. Idealizadora do Programa Nacional de Leitura – Proler, atualmente responsável pela única Cátedra Unesco de Leitura do mundo, que funciona junto à Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, a friburguense de tradicional família local veio tratar com o prefeito das ideias para incentivar a leitura no município. Atualmente também professora de teoria da literatura brasileira na PUC-Rio, Eliana Yunes – que passou o carnaval em seu sítio, na zona rural da cidade – foi recebida pelo prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado do escritor Álvaro Ottoni de Menezes – responsável pelo programa de leitura do município – e pelo jornalista Girlan Guilland, secretário de Comunicação Social.

Uma das maiores especialistas no assunto no país, Eliana se confessou entusiasmada com o fato de Nova Friburgo, sua cidade natal, estar se preparando para brevemente ter a primeira Secretaria de Leitura do Brasil. “Tenho visto pelo país afora muitas subsecretarias, mas secretaria é a primeira. Esse ineditismo também é importante por mostrar a força da proposta e a real intenção do poder público em investir de fato no assunto”, ressaltou.

Casa da Leitura e Biblioteca Pública

Depois de apresentar diversas sugestões ao prefeito e ao escritor Álvaro Ottoni, de quem é amiga há vários anos, Eliana Yunes, que tem duas viagens internacionais agendadas – nesta primeira semana de março para Roma, onde representará a PUC num encontro de estabelecimentos de ensino católico, e no dia 21 de março, para a Argentina –, aceitou pedido do prefeito para dar sua contribuição ao projeto. “Precisamos reerguer Nova Friburgo, temos muitos friburguenses ilustres pelo país, entre os quais você se destaca. Precisamos de todos vocês”, apelou Heródoto, que obteve de imediato o compromisso da professora Eliana Yunes de que sua equipe irá preparar um anteprojeto, a ser apresentado nos próximos dias.

Eliana Yunes defendeu que Nova Friburgo invista na estruturação de uma Casa de Leitura, com núcleos nos bairros e distritos e que tenha vida independente da Biblioteca Pública. Especialista no tema, Yunes disse que a biblioteca tem papel específico e diverso de um programa de leitura, que impõe uma programação específica de atividades, desde contação de histórias, oficinas de leitura, encontros com autores e diversos outros eventos envolvendo diretamente as comunidades.

No dia seguinte à visita à Prefeitura, Eliana ainda recebeu o prefeito em sua residência, onde pôde se encontrar com os escritores Affonso Romano de Sant’Anna e Marina Colasanti, que também passaram o carnaval em sua propriedade, no distrito de Mury.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade