IBGE dá a largada para o Censo 2010 na região

terça-feira, 01 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O censo 2010 já está sendo organizado pelo IBGE, que promoveu a primeira reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) na tarde de quinta-feira, 27, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf). A reunião foi liderada pelo coordenador estadual das comissões censitárias, Celso Mendes Targueta, responsável pelo censo 2010 nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Participaram também Ronaldo Alves, da agência do IBGE em Nova Friburgo, e representantes da Prefeitura, juizado da comarca, Câmara Municipal, Correios, Câmara de Dirigentes Lojistas e da própria Acianf. A agência do IBGE em Nova Friburgo será a responsável pelo censo 2010 nos municípios de Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Sumidouro, Carmo, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes.

Celso comentou que o censo 2010 deverá ser o último em que todos os domicílios serão visitados, pois o próximo poderá ter apenas 20% dos domicílios visitados para o cálculo total da população. Durante a reunião foi apresentado um filme em DVD sobre o trabalho de preparação do censo, as CMGEs e divulgação dos resultados.

O IBGE foi fundado em 1936, quando foi inaugurada nova fase censitária no Brasil. Em 2010 será realizado o 12º censo demográfico do país, com pesquisas nos 5.565 municípios e 58 milhões de domicílios. Serão 240 mil contratados, um orçamento de R$ 1,4 bilhão e 220 mil computadores de mão. Parte deles será repassada ao Ministério da Educação, que por sua vez os repassará a escolas de todo o país. O último censo foi realizado no Brasil no ano 2000.

Celso avisou que o ano de 2010 será atípico, pois terá Copa do Mundo em julho e eleições em outubro, mas crê que a coleta de dados, que terá início em agosto, com duração de três meses, não será prejudicada. As próximas reuniões da CMGE serão convocadas por e-mail e imprensa, abertas a novos participantes.

Números importantes

O IBGE já está se estruturando para o censo 2010 desde 2007. A atual fase consiste em apresentar aos 5.565 municípios brasileiros - no caso dele, os 92 do Estado do Rio de Janeiro – como o censo vai se apresentar em cada um. São convidados para as CMGEs os poderes constituídos dos municípios e a sociedade de um modo geral.

As CMGEs ajudam o IBGE na divulgação dos trabalhos, incentivando a população a participar do censo e a fiscalizar o trabalho dos recenseadores para que o censo realmente faça uma cobertura total do município. O IBGE depende muito da estrutura das prefeituras, principalmente na montagem dos postos de coleta, uma sala onde são alocados o material de trabalho e pessoal. Um concurso para recenseador será feito em março de 2010 e para outras funções o concurso já está com inscrições abertas.

A partir de agosto de 2010 serão feitas as visitas domiciliares, que vão durar três meses no estado do Rio de Janeiro. Até o fim de 2010 o censo estará concluído e com os primeiros dados divulgados. A divulgação total dos dados do censo será feita no fim de 2011.

Os números do censo são importantes, porque a população é a base para vários repasses financeiros aos municípios e também para que sejam aferidos números das cadeiras do Legislativo. “Ter esse número o mais próximo da realidade, o mais exato possível, passa a ser uma necessidade para cada administrador municipal”, frisa Celso.

O coordenador comentou que cada região do estado tem sua particularidade. Nova Friburgo e região têm como maior dificuldade o acesso a certos lugares, por ser montanhosa. O trabalho também envolve a utilização de veículos, que devem estar preparados para esse tipo de situação. Como também em Angra dos Reis, que requer embarcações devido às muitas ilhas. “De acordo com a região temos uma estratégia de trabalho para podermos chegar em todos os lares do estado do Rio de Janeiro. Com as comissões ajudando, todo o trabalho é facilitado”, finalizou Celso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade