Mais uma escola da região situada em área rural adotou o sistema de alternância de ensino desenvolvida pelo Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), em que os estudantes têm aulas regulares num período e são liberados em seguida para poder colaborar com as famílias de agricultores no trabalho nas lavouras. A Escola Municipalizada Vieira Batista, na localidade de Córrego de Santo Antônio, no distrito de Barra Alegre, em Bom Jardim, aderiu ao novo modelo pedagógico com o retorno às aulas na última semana. O educandário estava fechado há dois anos e meio. As escolas com pedagogia de alternância são denominadas Centro Familiar de Formação por Alternância (Ceffa).
Na oportunidade o deputado estadual Rogério Cabral, que também é agricultor no distrito de Campo do Coelho, em Nova Friburgo, valorizou o benefício que as famílias de agricultores terão com o auxílio dos jovens nas lavouras sem o prejuízo escolar. Aluno da Escola Rei Alberto I, que adota o sistema de alternância no distrito de Campo do Coelho, Dirceu Silvestre Tardem também enumerou alguns benefícios que o sistema de alternância de ensino desenvolvido nas escolas públicas conveniadas ao Ibelga traz para os jovens e os agricultores.
Participaram da solenidade de integração ao sistema da escola Vieira Batista o secretário executivo do Ibelga, Nilson dos Santos; a secretária municipal de Educação de Bom Jardim, professora Roseli Corrêa; demais secretários municipais, vereadores do município vizinho e ainda o vereador de Nova Friburgo, Marcelo Verly, que representou o prefeito Heródoto Bento de Mello, além dos novos alunos da escola.
Deixe o seu comentário