Ibama premia vencedores em concurso de poesias

segunda-feira, 30 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Ibama Nova Friburgo realizou na última quarta-feira, 25, a premiação dos vencedores da primeira edição de seu concurso de poesias, que teve como tema Os animais silvestres da Região Serrana. Um total de 30 poesias escritas por moradores de diversos bairros da cidade participou do concurso, promovido com objetivo de chamar a atenção para a questão dos animais silvestres.

O prêmio de vencedor foi entregue ao carpinteiro Elias Braga, de 60 anos, residente no Catarcione, com a poesia O Papagaio Sonhador. Com muita sensibilidade e criatividade, ele destacou a importância de manter os animais silvestres livres em seu habitat natural, longe do cativeiro. Com versos simples, Elias também mostrou a importância das pessoas se conscientizarem sobre o cuidado e o respeito com os animais.

A poesia ganhadora na categoria infantil foi Se eu fosse um passarinho, escrita por Amanda Pinho Oliveira, que tem 12 anos e é aluna da Escola Fribourg, em Olaria. A menina lembrou que os animais são seres indefesos e que pertencem à natureza, portanto não devem ser mantidos presos.

O prêmio de menção honrosa coube a Gilberto Gonçalves Pereira Filho, morador do centro de Nova Friburgo, autor da poesia O animal silvestre. Em seu texto, o nutrólogo de 77 anos ressaltou o valor destes seres para alegrar o meio ambiente com seu canto e sua beleza.

Os vencedores receberam troféus e publicações do Ibama sobre meio ambiente e animais silvestres, além de alguns fôlderes e painéis. A entrega foi feita pelo chefe do escritório regional do Ibama Nova Friburgo, Mauro Zurita Fernandes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade