Ibama encontra anilhas falsas com criadores de passarinhos

quinta-feira, 11 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O Ibama de Nova Friburgo, numa de suas ações de fiscalização realizadas nos dias 2 e 3 de março, no bairro Chácara do Paraíso, durante a operação nacional denominada Roleta Russa, encontrou inúmeras irregularidades, entre elas, a identificação de anilhas duplicadas, provavelmente confeccionadas por falsificadores.

Dos dez criadores de pássaros inscritos no Sispass – sistema do Ibama que controla a criação amadora de passarinhos – que declararam residir na Chácara do Paraíso, foram encontrados apenas dois criadores que estavam em situação regular; um criador não pode ser encontrado no endereço fornecido, supostamente inexistente; três criadores – um viajando, outro mudou de endereço e outro não estava em casa – não puderam ter suas atividades fiscalizadas; um criador foi notificado para atualizar seu plantel por erros de procedimentos encontrados; e três criadores foram multados, tiveram os animais apreendidos e suas atividades embargadas. Dos seis criadores efetivamente vistoriados, apenas dois estavam em situação regular, o que dá o índice de 70% de irregularidades nessa atividade de criação amadora de pássaros.

“O Ibama de Nova Friburgo, seguindo a política de combate às irregularidades da criação amadora de pássaros – Sispass –, emanada da superintendência estadual do instituto, na cidade do Rio de Janeiro, tem implantado rígida fiscalização em sua região de abrangência e encontrado inúmeras irregularidades, o que coloca em suspeita essa atividade, que há muito já deixou de ser amadora”, comenta Mauro Zurita Fernandes, chefe do Escritório Regional do Ibama em Nova Friburgo.

Tais irregularidades, segundo Mauro, são de toda ordem, como pássaros capturados na natureza e legalizados através de colocação de anilhas falsificadas, adulteradas, clonadas, além de comércio ilegal de pássaros e anilhas.

Mauro acrescenta que o Ibama do Rio de Janeiro já manifestou ao presidente do Ibama nacional que intervenha nessa atividade, suspendendo ou alterando algumas normas, diante de tantas irregularidades encontradas. O Ministério Público Federal de Nova Friburgo abriu inquérito civil contra o presidente do Ibama cobrando resposta às propostas encaminhadas pelo Ibama do Rio de Janeiro.

Mais informações sobre as operações do Ibama/NF e a criação de passarinhos através do e-mail mzfernandes@ig.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade