Na última quarta, 20 o Museu de Taxidermia “O Pequeno Mundo de Marco”, fundado por Marco Antônio Bohrer de Carvalho, recebeu diversos animais do Ibama, através do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Os animais encaminhados ao Museu morreram de causas naturais ou por atropelamento e estavam congelados no Cetas-Ibama que fica em Seropédica-RJ.
Foram encaminhados diversos animais, entre eles uma onça-parda (Puma concolor) e três lobos-guarás (Chrysocyon brachyurus). A administração do Museu explicou que esta parceria com o Cetas - Ibama foi trabalhada desde outubro do ano passado através do engenheiro agrônomo Márcio Urselino, e foi concretizada com a entrega das carcaças aqui em Nova Friburgo.
A administração do Museu também ressaltou que a entrega destes animais é o resultado da credibilidade que o local adquiriu ao longo do tempo com seu trabalho de divulgação da fauna brasileira. “Receber estes animais é um reconhecimento do legado do Marco Antônio Bohrer, que produziu o acervo atual, no entanto, ele era o taxidermista que preparava as peças do Museu”, destacou.
Os animais recebidos na semana passada convergem com o objetivo do museu de divulgar a fauna brasileira e, em especial a da Região Serrana. A onça-parda, por exemplo, é um animal que está presente em nossa região, sendo o animal símbolo do Parque Estadual dos Três Picos. O lobo-guará, apesar de não ser de nossa região é emblemático por ser o maior canídeo da América do Sul. Ambas as espécies estão ameaçadas de extinção.
O Museu de Taxidermia “O Pequeno Mundo de Marco” funciona aos sábados e domingos das 11h às 16h, no complexo da Casa Suíça—Estrada Nova Friburgo–Teresópolis (RJ-130), km 18. Mais informações pelo telefone (22) 9992-4853 e pelo e-mail museutaxidermia@yahoo.com.br.
Deixe o seu comentário